COVID-19: Biblioteca on-line facilita estudo para acadêmicos da UCDB

20/03/2020 - 9:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) contam com diversos serviços on-line na Biblioteca Pe. Felix Zavattaro, por meio da ‘Minha Biblioteca’ e ‘Biblioteca Virtual’. Além de efetuar consultas de obras, renovar, fazer reservas, eles também podem cadastrar perfil de áreas de interesse, fazer solicitação de Ficha Catalográfica, entre outros, tudo diretamente do computador (www.bib.ucdb.br) ou no smartphone (pela versão Pergamum mobile). Os acadêmicos podem encontrar ainda o link da biblioteca virtual da UCDB diretamente no Siia (Sistema Integrado de Informações Acadêmicas).

Em tempos de estudar em casa para evitar o contágio do Coronavírus, os estudantes podem complementar os estudos com publicações digitais. As devoluções de livros foram suspensas, sem cobranças de multas, até que a situação se normalize.

“Todos estes serviços já eram oferecidos de forma on-line para facilitar a vida dos alunos, pois eles podem consultar de forma remota o nosso catálogo, recuperar as informações desejadas e manter histórico de suas buscas. Neste momento é uma ferramenta de grande valia e que nos últimos dias registramos um aumento na procura em 25%”, destaca a bibliotecária da UCDB, Mourâmise de Moura Viana. São obras em todas as áreas do conhecimento oferecidas pela Instituição.

O acadêmico, tanto do ensino presencial, quanto do ensino a distância, pode consultar pela internet todo o acervo da Católica, verificar exemplares em unidades parceiras, cadastrar áreas de interesse, fazer solicitação da ficha catalográfico, buscar referências prontas, alterar senha, sugerir livros para novas aquisições, obter declaração de nada consta, renovação e de reserva de livros (emprestados). As configurações do sistema permitem que as consultas sejam feitas em português, inglês e espanhol.

Considerada a maior biblioteca de Mato Grosso do Sul em número de exemplares, atualmente possui mais de 155 mil títulos à disposição para consultas e mais de 300 mil exemplares. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3554.