Conselho de Reitores de MS homenageia colaboradores da UCDB

29/08/2023 - 8:18 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Os colaboradores Janete Lara Silva e Hemerson Pistori receberam, na tarde de ontem (28), a comenda Pedro Pedrossian e a medalha Darcy Ribeiro, respectivamente, por toda contribuição para educação superior, em especial para a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) — Instituição na qual trabalham há décadas. As homenagens foram entregues em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa, com a participação do Reitor em exercício da UCDB Taner Douglas Bitencourt.

Anualmente, a Casa de Leis estadual promove a cerimônia em comemoração ao dia da Educação Superior (21 de agosto) e entrega as honrarias à comunidade educativa. Cada instituição integrante do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) indica dois nomes para o reconhecimento público de seu trabalho.

Participam do Crie, além da UCDB, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Uniderp. Durante a cerimônia, o Reitor da UFGD, Jones Dari Goettert assumiu a presidência do conselho para o biênio 2023/2024, tendo o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, como vice-presidente.

A sessão solene foi presidida pelo deputado estadual Junior Mochi e teve a presença do deputado Pedro Pedrossian Neto, cujo avô dá nome a uma das condecorações. O presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, assinou os termos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundect, que deve beneficiar 600 acadêmicos, inclusive da UCDB.

Homenageados da UCDB

Chefe de gabinete da Reitora, Janete Lara Silva é colaboradora da UCDB há 42 anos. É formada em Pedagogia e Psicologia pela UCDB e iniciou sua trajetória com os salesianos quando tinha 15 anos. “Comecei a estudar no Colégio Dom Bosco, onde conclui o ensino médio e posteriormente ingressei na faculdade (Fucmt) para cursar Geografia e logo depois Pedagogia, quando passei a fazer parte da família salesiana não só como acadêmica, mas, como colaboradora, atuando em diversos setores, Como Tesouraria, Departamento Financeiro (na faculdade e no Colégio Dom Bosco). Posteriormente, já no campus da Avenida Tamandaré, trabalhei na Pró-Reitoria Administrativa durante muitos anos, com vários Pró-reitores, e há 19 anos estou no Gabinete da Reitoria. Tenho muito orgulho de fazer parte desta casa que me acolheu e ajudou na minha formação e também na formação dos meus filhos”, relembrou Janete, em uma entrevista concedida para o jornal interno da Católica.

Professor Hemerson Pistori chega, em 2023, a 30 anos de atuação na UCDB. Ingressou como colaborador da universidade logo após se formar em Computação, em 1993. Foi, por dez anos, Pró-Reitor de Pesquisa e, durante sua gestão, foram ampliados os cursos de Mestrado e Doutorado da Instituição. Atualmente, é professor de graduação e pós-graduação e lidera o grupo Inovisão, que realiza pesquisas utilizando a visão computacional/inteligência artificial na geração de dados diversos. Conheça mais sobre o grupo neste link.

Estiveram presentes na cerimônia os Pró-reitores Rubia Renata Marques (Graduação e Pós-graduação), Cristiano Marcelo Espinola Carvalho (Pesquisa), Idenilson Lemes da Conceição (Pastoral e Assuntos Comunitários) e o representante da mantenedora Ir. Raffaele Lochi, além de colaboradores da UCDB, familiares e amigos dos homenageados.