UCDB empresta superfreezer para armazenar vacinas da Pfizer

30/04/2021 - 17:21 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Ultrafreezer da UCDB estava em uso no bloco Biossaúde

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

Na corrida pela vacinação da população contra a Covid-19, uma nova opção fará parte da lista de imunizantes, a da Pfizer/BioNTech. Para armazená-la, a Prefeitura de Campo Grande solicitou o empréstimo de um dos três ultrafreezers da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), cuja temperatura atinge -86ºC que conservará o produto por um tempo maior nas condições exigidas pelos fabricantes. A entrega foi feita na tarde desta sexta-feira (30), no Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O primeiro lote da vacina chegou ao Brasil na quinta-feira (29). Com uma logística específica, os Estados e municípios estão se estruturarando para que a vacina seja mantida em temperatura muito baixa. A primeira indicação é que apenas as capitais imunizem a sua população devido à dificuldade de encontrar ultrafreezeres no interior.

“Quando aconteceu a inauguração do drive thru de vacinação no Parque Ayrton Senna, na Capital, a UCDB esteve presente acompanhando os acadêmicos de Enfermagem que auxiliam na imunização. Na ocasião, ofereci ao secretário José Mauro [Pinto de Castro Filho] nosso equipamento, que agora será encaminhado para algum polo da prefeitura”, detalhou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho.

Na UCDB, o ultrafreezer armazena amostras biológicas e reagentes utilizadas nas pesquisas dos Programas de Pós-graduação stricto sensu em Biotecnologia e em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, como por exemplo células e material genético. Todo conteúdo foi remanejado para outro ultrafreezer, sem prejuízo às pesquisas científicas. O equipamento foi adquirido com recursos de um projeto de pesquisa aprovado pela FINEP.

No início da pandemia, em 2020, a UCDB já havia cedido importante equipamento para o Governo do Estado: o PCR em tempo real, que auxiliou o Lacen nos resultados de exames da população para saber se estavam ou não com o vírus da Covid-19. “Mais uma vez, estamos mostrando como as pesquisas estão à serviço de toda a comunidade. Nessa época em que as pessoas precisam se imunizar, a UCDB estende a mão à cidade de Campo Grande, cede esses aparelhos de alta tecnologia e a população se beneficia”, complementou Cristiano.