Professor da UCDB é um dos cientistas mais influentes do mundo

18/11/2020 - 11:59 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Octávio Franco lidera pesquisas do INCT da Católica

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

Professor da Universidade Católica Dom Bosco Dr. Octávio Luiz Franco é top 100.000 no ranking mundial de cientistas de acordo com o Journal Plos Biology. Somente 254 profissionais do Brasil constam no levantamento, sendo apenas dois de Mato Grosso do Sul: Octávio Franco e Dr. André Aptroot.

O ranking internacional foi feito pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) e apode ser acessado no link. Foram analisadas as citações dos autores na base de dados Scopus, que leva em conta o impacto da carreira e em um único ano (2019).

Com base no levantamento mundial, o blog “Ciência que nós Fazemos” separou apenas os pesquisadores de instituições brasileiras e o resultado foram 254 nomes de expoentes da ciência no País que contribuem para o desenvolvimento de tantos produtos.

Octávio é biólogo, professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Bioinspir, sediado na UCDB, que desenvolve cerca de 20 pesquisas de produção de medicamentos de uso veterinário. Suas pesquisas concentram-se em bioprodutos e bioprocessos. Neste ano, o pesquisador atingiu o nível de pesquisador 1A pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) — a mais alta classificação existente no País. De 2016 a 2019, o pesquisador teve 140 artigos publicados, orientou 60 alunos desde a iniciação científica até o pós-doutorado, e produziu dez patentes.

“Recebi com muita surpresa e alegria esse resultado. É legal ver que temos uma possibilidade de contribuir e influenciar pessoas do mundo inteiro. Sou um dos poucos que conseguiu chegar nesse ranking antes dos 45 anos e é resultado de um trabalho que nos enche de orgulho”, avaliou o pesquisador.

Currículo

Octávio Luiz Franco possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2001). Fez três cursos de pós-doutorado nas seguintes instituições: University of British Columbia, no Canadá (2014), University of Edinburgh, na Escócia (2003), e no Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa, no Brasil (2002).

Atualmente é professor da UCDB e da Universidade Católica de Brasília (UCB), é consultor de 13 órgãos brasileiros voltados para pesquisa e de cinco instituições internacionais. Octávio possui experiência na área de bioquímica proteomica e modelagem molecular, com ênfase em bioquímica de proteínas. Atua, principalmente, nos seguintes temas: peptídeos antimicrobianos, imunomoduladores, anticongelantes e análises proteomicas animais, vegetais e de microorganismos.