Pesquisadores destaques na iniciação científica recebem certificado pelo estudo desenvolvido

13/03/2020 - 9:00 - Pesquisa

Fonte: Natalie Malulei e Isadora Dias

Certificados foram entregues para os autores dos trabalhos que se destacaram em cada área do conhecimento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

Na tarde dessa quinta-feira (12), o anfiteatro do bloco C, no campus Tamandaré, foi palco para a reunião geral dos docentes e acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) no ciclo 2019/2020. Na data, os pesquisadores que desenvolveram os melhores trabalhos em cada área do conhecimento no ciclo anterior (2018-2019) receberam um certificado. A entrega foi feita pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.

Entre as acadêmicas que receberam o certificado estiveram Tamara Nicoletti da Mata e Maria Fernanda Cestari de Oliveira. Tamara, sob a orientação da professora Lizandra Félix, desenvolveu o melhor trabalho na área de Ciências Biológicas e da Saúde e abordou o seguinte tema: “Diagnósticos de Enfermagem e intervenções prevalentes no cuidado ao paciente internado em unidade de terapia intensiva cardiológica”.

Para a acadêmica, a certificação foi um incentivo para continuar no campo da pesquisa e fazer mestrado e doutorado, além de trazer uma grande alegria. “Ganhar o prêmio é o reconhecimento de um trabalho, porque o Pibic é um ano de batalha e de estudo. A gente fica focado naquela pesquisa, se doa noite e dia, vamos nos ambientes hospitalares e encontramos muitas adversidades, então, quando a gente consegue realizar a construção do artigo e faz isso se tornar palpável, ser reconhecido, com certeza é muito gratificante. É uma realização”, pontuou Tamara.

Já Maria Fernanda teve como orientador o professor José Licínio Backes e foi a pesquisadora destaque na área de Ciências Humanas com o trabalho “A concepção de escola e currículo presente nas dissertações de indígenas Terena”. Segundo a jovem, receber o certificado foi uma grande conquista: “Eu fiquei muito surpresa, para mim foi uma honra e também um grande estímulo porque eu acredito que a pesquisa deve ser reconhecida e deve ser incentivada assim como está sendo na UCDB”.

Durante a solenidade, outros cinco pesquisadores também receberam certificados pela qualidade do trabalho desenvolvido: Victória Maria Ingre Targa se destacou na área de Ciências Agrárias; Valéria Sun Hwa Mazucato fez o melhor estudo no campo das Ciências Exatas e da Terra; Matheus Miranda Freitas foi reconhecido pela pesquisa na área de Ciências Sociais Aplicadas e Jurídicas; Thiago Antônio Almeida fez o melhor artigo científico na área de Inovação Tecnológica; e, por fim, Ana Luísa Santana Loureiro foi eleita a melhor pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica voltado para os alunos do ensino médio (Pibic Júnior) com um trabalho na área de Ciências Biológicas e da Saúde.

Todos os pesquisadores que receberam o certificado foram avaliados por um corpo técnico externo composto por professores classificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por alta produtividade. As análises foram feitas a partir dos relatórios entregues e a apresentação de cada acadêmico.

De acordo com Carina Elisei, coordenadora do Pibic-Pibiti na Católica, percebe-se que a cada ano a qualidade das pesquisas apresentadas aumenta. “Há uma evolução, a gente vê até pelos números de publicações e pelos próprios comentários dos professores avaliadores que sempre elogiam o programa de iniciação científica da UCDB. A iniciativa já tem 24 anos de existência e toda vez a gente tem a oportunidade de ouvir bons comentários a respeito da qualidade dos trabalhos e do compromisso dos alunos com as pesquisas”, ressaltou Carina.

Reunião geral de pesquisadores

Além da entrega das certificações, na reunião geral do Pibic-Pibiti os pesquisadores receberam orientações a respeito de prazos para a conclusão dos relatórios e também puderam participar de uma palestra. Na data, a professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da Católica Dra. Susana Elisa Moreno abordou o tema “Divulgação científica como estratégia de fortalecimento da ciência”.

Acesse todas as fotos do evento por meio da galeria, basta clicar aqui.