Missa de cinzas será celebrada na próxima quarta na Paróquia Universitária

21/02/2020 - 9:00 - Pastoral

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral

A Paróquia Universitária São João Bosco celebra no próximo dia 26, às 19h15, a Missa de Quarta-feira de Cinzas, com a imposição das cinzas, na qual o sacerdote diz ‘Arrependei-vos e acreditai no Evangelho’ (Mc 1,15). Toda comunidade interna e externa está convidada a participar da eucaristia.

“As cinzas para a tradição bíblica têm um significado muito especial, pois indica o arrependimento e a conversão. Contudo, evidencia a brevidade da existência, como também a esperança de transformação”, destacou o Pró-Reitor de Pastoral da Universidade Católica Dom Bosco, Pe. Idenilson Lemes da Conceição.

A celebração de Cinzas dá início ao período quaresmal. “A Quaresma se caracteriza por um período de preparação para o grande dia da Páscoa, onde Jesus venceu a morte! Este período é oferecido pela igreja como um momento propício para a revisão de vida e mudança de mentalidade”, explica o sacerdote.

Ele reforça ainda que este período tem todo um significado especial. “São 40 dias que evidenciam a conversão na vida do crente, por meio da oração, do jejum e da caridade. O número 40 carrega em si um simbolismo bíblico muito importante, pois representa os 40 dias do dilúvio, os 40 anos de travessia do povo de Deus no deserto, os 40 dias de caminhada do profeta Elias para chegar ao monte onde se encontrou com o Senhor e os 40 dias de Jesus no deserto. São dias de fazer um 'detox' da alma, em vista da mudança de postura, que leva a conecção e configuração com Jesus Cristo”, conclui.

Após este período tem início a Semana Santa, com uma extensa programação na Paróquia Universitária São João Bosco

Programação Semana Santa

Dia 05 de abril (domingo), às 19h15 – Procissão de Ramos e Missa

Dia 06 de abril (segunda), às 19h15 – Ofício de trevas

Dia 07 de abril (terça), às 19h15 – Terço luminoso

Dia 08 de abril (quarta), às 19h15 – Via Sacra e procissão do silêncio

Dia 09 de abril (quinta), às 19h15 – Missa da Ceia do Senhor com o rito do Lava-pés

Dia 10 de abril (sexta), às 15h – Ação litúrgica

Dia 11 de abril (sábado), às 19h15 – Celebração da Vigília Pascal  

Dia 12 de abril (domingo), às 19h15 – Missa de Páscoa