VIII Seminário Internacional, realizado na UCDB, promove quatro conferências e duas mesas-redondas

25/09/2018 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei e Marina Romualdo

Mesa-redonda, na manhã desta terça-feira, falou sobre a educação indígena e a educação popular

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Com o intuito de possibilitar a reflexão e o diálogo entre pesquisadores e representantes de diferentes movimentos sociais do Brasil e também de outros países, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promove o VIII Seminário Internacional que tem como tema principal “Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão”.

De acordo com o coordenador do PPGE, Dr. José Licínio Backes, o seminário tem a proposta de criar um debate sobre as existências de outras epistemologias e currículos, além dos materiais hegemônicos e epistemológicas ocidentais que existem. “Queremos discutir sobre as escolas indígenas, educação popular e a respeito da comunidade quilombola. Um currículo é voltado também, para desconstruir as lógicas heteronormatividade”, esclareceu o coordenador.

No anfiteatro do bloco A, o evento trouxe, nesta terça-feira (25), das 8h às 11h30, uma mesa-redonda sobre “A educação indígena e a educação popular: Outros currículos, outras epistemologias”. O debate foi mediado pelo professor da UCDB Dr. Heitor Queiroz de Medeiros e participaram da discussão o docente da Católica Dr. Antônio Seizer; o professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Dr. Wagner Roberto do Amaral e o docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Dr. Luiz Augusto Passos.

Já no período da tarde, das 13h30 às 17h, os participantes irão dividir-se em grupos de trabalho e no período noturno, a parit das 19h30, serão promovidas duas conferências com os temas: “A Lei 10.639/2003 e as transformações curriculares e epistemológicas” e “Base Nacional Curricular Comum - outros currículos e epistemologias são possíveis”. (Confira a programação completa do seminário ao clicar aqui.)

Voltado para acadêmicos e docentes tanto da graduação como da pós-graduação, além de pesquisadores e participantes de movimentos sociais, o seminário teve início nesta segunda-feira (24) e segue até amanhã (26). Na primeira noite de evento, a conferência de abertura falou sobre “Outros currículos e epistemologias são possíveis” e contou com a participação dos professores Dr. Álvaro Guaymás, da Universidad Nacional de Salta, na Argentina, e Dr. Antônio Hilário Aguilera Urquiza, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).