UCDB promove debate após sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU

20/03/2019 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Pesquisadores e acadêmicos de Filosofia e Direito participaram, ontem pela manhã (19), de debate após assistirem ao vivo pela internet, a 40ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, em Genebra (Suíça), a situação de violações dos direitos humanos dos atingidos por rompimentos de barragens no Brasil, com destaque para os crimes socioambientais de Mariana (MG) e Brumadinho (MG).

“A importância desse debate para o doutorado é estabelecer a posição das disciplinas e a posição do estudo interdisciplinar ou transdisciplinar de fatos. Existe muita dificuldade quando a gente lida com um crime, que ao mesmo tempo é uma tragédia e é o fim de um rio no qual havia diversos sistemas de vida. Um especialista só não dá conta disso”, destacou o professor Josemar de Campos Maciel.

Para a professora Dolores Coutinho, o Desenvolvimento Local prima por uma abordagem sistêmica é “só a proposta de levar a discussão do rompimento de barragens para a Assembleia de Direitos Humanos da ONU já é um olhar diferenciado e a partir dessa discussão, pretendemos abordar as três dimensões: o econômico, a questão específica dos direitos humanos e a dimensão ambiental”. 

A atividade foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local, por meio dos grupos de pesquisas Estudos Críticos do Desenvolvimento (Laboratório de Humanidades), Desenvolvimento territorial sustentável e o Desenvolvimento, meio ambiente e sustentabilidade.