Tese da UCDB aborda o desenvolvimento local a partir dos Avá Guarani/Ñandeva

25/02/2019 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Doutorando Yah Leite Chaparro

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“Este é nosso corpo a terra caminhos e palavras Avá Guarani / Ñandeva de Porto Lindo (Jakarey) Yvy Katu para além do fim do mundo” foi o tema da tese de Yan Leite Chaparro defendida na sexta-feira (22) no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Comunidade fica entre os municípios de Japorã e Iguatemi, a 540 quilômetros de distância de Campo Grande.

“O estudo é uma reflexão sobre a questão do desenvolvimento, que é um tema em aberto ainda. Pensar o desenvolvimento a partir dos Guarani, nesse caso dos Avá Guarani / Ñandeva, o que é o desenvolvimento para eles e, ao mesmo tempo, repensar toda essa questão de desenvolvimento para a sociedade moderna”, explicou o doutorando.

Ele destaca que “os Guarani são uma sociedade particular e nós somos uma sociedade moderna capitalista. São duas sociedades em simetria, mas que caminham por direções contrárias e é necessário a gente pensar o desenvolvimento com as populações indígenas, se reorganizar”.

Orientado pelo professor Dr. Josemar de Campos Maciel, a banca contou com a presença dos professores: Dra. Mônica Thereza Soares Pechincha (UFG), Dra. Rosa Sebastiana Colman (UFGD), Dr. Levi Marques Pereira (UFGD), Dra. Anita Guazzelli Bernardes (UCDB), Dr. Heitor Romero Marques (UCDB) e Dr. José Francisco Sarmento Nogueira (UCDB).