Smartphone é utilizado em pesquisa de visão computacional aplicada na reprodução de peixes

07/07/2021 - 7:20 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais Sustentabilidade Agropecuária mestrado e doutorado, realizou no dia 30, por meio de videoconferência, a banca de defesa de tese do doutorando Celso Soares Costa, com o tema “Visão Computacional Aplicada na Reprodução de Peixes usando Imagens Capturadas por Smartphones”. A pesquisa contou com a orientação do professor Dr. Hemerson Pistori e coorientador professor Dr. Odair Diemer.

“O objetivo geral deste trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema de visão computacional para contagem de ovócitos e/ou larvas em placas de Petri, usando imagens de smartphones. Para isso foi preciso implementar abordagens metodológicas e protocolos experimentais para suportar os experimentos; analisar diferentes algoritmos de aprendizado de máquina para contagem de ovócitos da espécie Lambari - Tspotwo astyanax (Astyanax  bimaculatus); avaliar métodos de Redes Neurais Convolucionais para a detecção e contagem de larvas da espécie Tilápia -  Oreochromis niloticus niloticus (Linnaeus, 1758); entre outros”, explica o doutorando.

Ele reforça que os resultados mostraram-se promissores, com alcance para auxiliar especialistas e piscicultores na estimativa desses organismos. “A contagem de ovócitos e larvas sempre foi uma tarefa desafiadora e difícil de ser aplicada no âmbito da piscicultura”, completa. 

Além do orientador, a banca examinadora foi composta por Dr. Marco Hiroshi Naka (IFMS), Dr. Rodrigo Gonçalves Mateus (UCDB), Dr. Jonathan de Andrade Silva (UFMS) e Dr. Adilson Reidel (IFPR). Mais informações sobre o programa de pós-graduação entre em contato com o telefone (67) 3312-3702.