Resgate histórico e memorial da antiga prefeitura de Guia Lopes da Laguna é retratado em dissertação

20/12/2021 - 10:04 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou no sábado (18), por videoconferência, a banca de defesa de dissertação do mestrando Diego Sena dos Santos, com o tema “História e memória da antiga prefeitura municipal de Guia Lopes da Laguna-MS sob a ótica do Desenvolvimento Local”, sob a orientação da professora Dra. Maria Augusta de Castilho.

O trabalho tem como objetivo contribuir para a preservação da memória coletiva, abordando  questões relacionadas à espaço, território, patrimônio e identidade. “O que mais me chamou a atenção foi a relação do objeto de pesquisa com a guerra contra o Paraguai. Os elementos históricos e culturais e que de certa maneira essa relação histórica é materializada e rememorada por meio dos monumentos. Nesse sentido, a antiga prefeitura de Guia Lopes da Laguna carrega consigo a importância de um lugar de memória. Memória essa que é coletiva. Nesse sentido, a preservação da memória no contexto de desenvolvimento local desempenha um papel importante de valorização das identidades culturais bem como a possibilidade de indústria criativa por meio da cultura”, destaca o mestrando.

Ele ressalta ainda que ao tratar de desenvolvimento local, deve-se ter consciência da multidimensionalidade do conceito, respeitando as especialidades de cada localidade. “Assim as iniciativas visando um amplo desenvolvimento, deve contar com participação ativa e colaborativa dos atores. Nesse olhar a antiga prefeitura de Guia Lopes da Laguna - MS, junto ao seus monumentos históricos é apresentada como lugar de memória, e por meio da pesquisa de campo, foi evidenciado o sentimento de pertença dos munícipes, e indicado a hipótese de utilização desta antiga prefeitura, que hoje está em estado de abandono, e com sua estrutura física deteriorada pelo tempo, transformando-a como museu, memorial ou espaço cultural, que tem por objetivo a preservação da memória”, conclui.

A banca examinadora foi composta pelas professoras Dra. Maria Geralda de Miranda (Unisuam) e Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat (UCDB). Mais informações sobre o programa de pós-graduação stricto sensu pelo telefone (67) 3312-3612.