Religioso indígena faz relato autoetnográfico sobre cultura e pedagogia dessana

20/02/2020 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Mestrando apresentou dissertação à banca na sala de defesa do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Pe. Gaudencio Gomes Campos é da etnia Desana, oriunda da região amazônica. Mestrando em Educação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Católica Dom Bosco, utilizou sua vivência e a cultura acumulada ao longo de sua vida para desenvolver a dissertação “Um olhar dessano para a cultura/pedagogia dessana: um relato autoetnográfico”, sob a orientação da professora Dra. Adir Casaro Nascimento.

A defesa ocorreu nesta quarta-feira (19) e teve como membros da banca, além da orientadora, os examinadores Dra. Judite Gonçalves Albuquerque (Unemat), Dr. Carlos Magno Naglis Vieira (UCDB) e Dr. Antonio Hilario Aguilera Urquiza (UCDB).

O objetivo geral da pesquisa foi descrever o processo de formação de identidade dessana com ênfase ao cotidiano e ao dia a dia, além de apresentar a constituição e história da cultura, com enfoque ao mito e benzimentos; situar o lugar da cultura dessana em relação a outras etnias; e pontuar os passos necessários na formação da identidade e pedagogia dessa etnia.

“Olhar para dentro de si é uma tarefa necessária, principalmente quando se refere à educação e ao processo de construção de identidade. Foi com esse intuito que foi desenvolvido esse trabalho, uma autorreflexão”, detalhou o mestrando. “Uma cultura constitui-se por diversas dimensões que se relacionam, perpassadas pela prática sociais e com padrão de organização próprios”.