Professora da UCDB ministra palestra sobre assédio moral em evento do TRT-MS

15/05/2019 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Dra. Liliana Guimarães ministrou palestra durante evento do TRT da 24ª região

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“Assédio moral nas organizações públicas: efeitos na saúde do trabalhador” foi tema da palestra ministrada pela professora Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, que atua no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e coordena o Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho da Instituição, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24ª Região, em Campo Grande.

O assunto abordado pela docente da Católica fez parte de um evento realizado pelo órgão em prol da campanha "Pare e Repare - Por um ambiente de trabalho mais positivo", promovida por toda a Justiça do Trabalho no Brasil em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, celebrado no dia 2 deste mês. Ao todo, mais de 300 pessoas estiveram reunidas para discutir o tema, entre elas, magistrados, alunos de Psicologia e Direito da UCDB, além de professores da Rede Municipal de Ensino.

Durante a palestra, Liliana trouxe as diferentes formas de expressão do assédio moral como: agressões físicas, verbais ou psicológicas, perseguições, pressões constantes, assédio sexual e até mesmo o isolamento e exclusão social da vítima. Segundo ela, além do medo e humilhações, as implicações dessa prática envolvem o desencadeamento de transtornos mentais como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, excesso de sono ou mesmo insônia. Outro alerta foi o aumento dos casos de suicídios cometidos no ambiente de trabalho ou provocados pela atividade profissional.

“Os efeitos que o assédio moral provoca na saúde mental dos trabalhadores são muito preocupantes, além disso, isso ainda ocorre de forma muito intensa, não só no nosso país, mas também no exterior. Diante desse cenário, se faz muito importante a parceria entre a área jurídica e psicológica. É algo que tem se consolidado e vem para lutar contra os tipos de assédio e promover a saúde mental do trabalhador”, pontuou Liliana.

Além dessa palestra ministrada em Campo Grande, no próximo mês, a docente da Católica irá abordar o assunto na cidade de Porto Velho (RO), também por meio de uma palestra, e em Porto Alegre (RS), durante um curso.