“Pátio Possível: Inutensílios para pensar” é tema de bate-papo on-line realizado nesta quarta-feira

26/05/2020 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Com a necessidade de manter o isolamento social para evitar o contágio do novo coronavírus, para muitas pessoas, nunca foi tão cansativo e solitário “ficar em casa”. Diante deste cenário, pesquisadores do laboratório de estudos decoloniais “Lamparina” da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) pensaram em possibilitar, só que no âmbito virtual, um ambiente em que seja possível interagir e dialogar como se todos os participantes estivessem em um mesmo espaço físico. É o bate-papo on-line “Pátio Possível: Inutensílios para pensar”, que será realizado nesta quarta-feira (27), às 14h30 por meio do Google Meet (meet.google.com/mow-rirp-ihu).

“O objetivo é promover um encontro com a comunidade acadêmica, subvertendo a ideia de ter encontros virtuais apenas para ter aulas e palestras, mas possibilitar um encontro mais descontraído, sem pautas e conteúdo definidos”, pontuou José Sarmento, um dos organizadores do evento e professor que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi). Junto com Sarmento, também participam a docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia UCDB Anita Guazzeli, o professor da graduação em Psicologia Eduardo Pelliccioli e o docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local Josemar Campos Maciel.

A proposta do bate-papo on-line propõe também reflexões e trocas de experiências, como acontece normalmente na Universidade, fora das salas de aula. “O pátio, na nossa Universidade, é um espaço no qual nos encontramos para tomar café, trocar opiniões, dar e receber pequenas orientações, sorrisos e afetos, manifestando assim a nossa presença uns aos outros e a nossa abertura para o processo de troca e de comunicação. Esse pátio está nos fazendo falta, nestes dias de isolamento. Ficaremos em casa, mas construiremos juntos um espaço de facilitação para as nossas trocas”, pontuou Josemar.

O evento também conta com o apoio do Neppi, do ImaginárioLab, do Laboratório de Humanidades (LABUH), e do Laboratório de Psicologia da Saúde, Políticas da Cognição e da Subjetividade (Lapisis).