Mestrando estuda enzimas presentes em borboletas e mariposas responsáveis pela digestão de proteína

12/02/2020 - 12:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Marina Romualdo

Lucas Rodrigues de Lima ao apresentar a dissertação para a banca avaliadora

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O mestrando Lucas Rodrigues de Lima do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu a dissertação desenvolvida durante o curso na última sexta-feira (7). O trabalho foi intitulado como “Evolução, perfil de expressão gênica e secreção de peptidases digestivas em espécies de Lepidóptera”.

Segundo o discente, o objetivo da pesquisa foi compreender a história evolutiva da serina peptidase — um tipo de enzima responsável por digerir as proteínas. Há dois tipos dessas substancias orgânicas, a quimotripsina e a tripsina, que fazem parte do organismo de mariposas e borboletas.

“Essa enzima é de suma importância no processo digestivo desses insetos e como algumas espécies são consideradas pragas na agricultura e têm uma importância econômica, entender a capacidade que borboletas e mariposas têm de se alimentarem de várias espécies de plantas podem ajudar nesse controle”, ressaltou Lucas.

Na data, a banca avaliadora estava composta pelo orientador da pesquisa, o professor Dr. Marcio de Castro Silva Filho, pela docente da UCDB Dra. Alinne Pereira de Castro e pela professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Dra. Renata Oliveira Dias.

Texto sob a supervisão de Natalie Malulei.