Mestranda defende dissertação sobre análise do comportamento no Brasil

18/06/2018 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Mestranda Jaqueline de Andrade Torres durante dissertação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Jaqueline de Andrade Torres, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu na quinta-feira (14) a dissertação “Por uma história institucional da análise do comportamento no Brasil: Estudos sociobibliométricos (1976-1986)”.

Participaram da banca o professor orientador Dr. Rodrigo Lopes Miranda, além dos professores Dra. Andrea Augusto Borges Varella (UCDB), Dra. Fabiana Maluf Rabacow (UCDB) e o Dr. Gabriel Cândido (PUS-SP, por videoconferência).

A dissertação foi uma análise histórica dos dois primeiros periódicos de comportamento do Brasil. “Entendi que estudar os mecanismos deles de criar condições materiais para a existência da análise do comportamento no Brasil vai ajudar os psicólogos a entender várias coisas hoje para a terapia comportamental e, portanto para a psicologia em geral e a área da saúde”, explica

Foram 40 textos lidos dos dois periódicos, mais 12 textos institucionais, totalizando 52 textos lidos, para montar o perfil dos escritores das revistas científicas, mais a catalogação de todas as referencias a outros autores encontradas nas revistas, na primeira revista sendo 143 referências e na segunda 381.

 

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes