Mestranda avalia a educação inclusiva nas escolas municipais de Campo Grande

21/02/2020 - 18:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Bruna Gonçalves Xavier durante a apresentação da dissertação para a banca avaliadora

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Na tarde desta sexta-feira (21), Bruna Gonçalves Xavier, mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), apresentou a dissertação desenvolvida à banca avaliadora na sala de defesa do bloco D. Sob a orientação do professor Dr. Heitor Romero Marques, ela fez o estudo intitulado: "Direito a educação inclusiva dos alunos da educação especial: Perspectivas para o desenvolvimento local".

O trabalho de Bruna traçou o desenvolvimento da educação especial no decorrer da história, ressaltou os marcos referentes ao tema e detalhou qual é o público alvo. Além disso, a discente analisou dados da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande com a proposta de compreender de que maneira é oferecida a educação inclusiva pelo município. O levantamento de 2016, mostrou que há seis polos na capital sul-mato-grossense responsáveis por fornecer suporte aos estudantes com deficiência e o maior número de alunos atendidos possui déficit intelectual.

De acordo com a mestranda há alguns obstáculos que dificultam a educação inclusiva na rede municipal. “Falta adaptação do espaço físico para que atenda às necessidades de todos, além disso, os materiais escolares utilizados pelos estudantes com deficiência não são tão adequados e, muitas vezes, os docentes acabam tirando do bolso para fornecer algo mais eficaz. Outra falha é que mesmo assim, o poder público atribui a responsabilidade de formação apenas ao professor, o que não é certo”, ressaltou Bruna.

Além do orientador da pesquisa, participaram da banca avaliadora a docente da UCDB Dra. Arlinda Cantero Dorsa e o professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Dr. Daniel Abrão. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3612.