Internacionalização: UCDB recebe professor espanhol para troca de experiências

16/08/2018 - 18:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

No centro da foto, de blazer cinza, Francisco Aguilera, ao lado da docente da UCDB Liliana Guimarães (de casaco preto) e dos acadêmicos da Católica

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Coordenador do Curso de Mestrado em Educação Inclusiva e Intercultural da Universidade Internacional de La Rioja, em Madri, na Espanha, Dr. Francisco José Garcia Aguilera, está na Universidade Católica Dom Bosco para trocar experiências com docentes e acadêmicos da Instituição, além de conhecer a estrutura do campus Tamandaré.

A convite da professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, o psicopedagogo chegou na Católica no início desta semana e, na terça-feira (14), ministrou a palestra “Empreendedorismo no mercado Europeu” durante o “Colóquio Internacional de Administração: Caminhos do Empreendedorismo na Formação Acadêmica”, realizado no anfiteatro do bloco B.

Já nesta quarta-feira (15), Francisco fez uma visita técnica à Clínica-Escola, onde acadêmicos atendem a comunidade gratuitamente sob a supervisão dos professores. No local, ele conheceu, principalmente, o espaço voltado para área da Psicologia em que é realizado o trabalho do “Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Trabalhador”, coordenado pela professora Liliana. “Francisco ficou impressionado com a estrutura da Clínica e mencionou que esse tipo de espaço não existe na Espanha. Lá os alunos fazem o estágio supervisionado apenas em outras empresas, as universidades não tem serviço próprio”, comentou a docente.

O docente permanece em Campo Grande até o dia 26 deste mês e, até a data, participa de outras atividades na UCDB. Na próxima segunda-feira (20), Francisco irá ministrar  a palestra “Inserção sócio laboral de pessoas em risco de exclusão social sobre a perspectiva do psicólogo” para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, às 14h.

Nos dias 21 e 22, no período matutino, será realizado um curso para os mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação com o tema “Diversidade Cultural formação de trabalho docente na educação superior: experiências vividas”. Além disso, no dia 23, fará uma visita à comunidade quilombola Furnas do Dionísio para conhecer o trabalho desenvolvido pela UCDB, em parceria com outras instituições, voltado para a geração de renda dos moradores.

De acordo com Liliana, este tipo de intercâmbio entre professores de Universidades brasileiras e estrangeiras vêm para contribuir, ainda mais, com o avanço das pesquisas na área e com a formação de professores e acadêmicos. “Esse contato é fundamental pra a qualificação do corpo docente e também traz um diferencial para o discente, já que o aluno percebe que existe outros contextos e realidades diferentes da dele e aprende que, apesar disso, a linguagem científica é universal, o que proporciona a relativização dos fatos e o aprimoramento dos estudos nas duas regiões envolvidas” , pontuou.