Fatores de riscos psicossociais em indústria de dois Estados são tema de tese em Psicologia da UCDB

22/02/2019 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Doutorando João Massuda Júnior

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na quinta-feira (21) a banca de defesa da tese de João Massuda Júnior, com o tema: “Fatores de riscos psicossociais e práticas de gestão em indústrias multinacionais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Brasil”.

A pesquisa buscou avaliar a conexão entre as práticas de gestão implementadas por organizações multinacionais e o impacto na presença de fatores psicossociais de riscos em empresas multinacionais. “O maior achado da pesquisa foi que boas práticas de gestão, quanto mais as orientações se aproximam de você, melhora a saúde psicológica dos trabalhadores, menos comportamentos ofensivos existem nas empresas e mais eles se sentem satisfeitos e engajados com seu trabalho”.

Ele destacou ainda que foram analisadas três empresas do setor metal mecânico e alimentício, sendo duas indústrias localizadas no Estado de São Paulo e uma em Mato Grosso do Sul. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Liliana Guimarães (UCDB) e banca contou com a presença da professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dra. Ednéia Albino Nunes Cerchiari, da professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Dra. Maria Luiza Gava Schmidt (Unesp) e do professor Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira (UCDB).

Para saber mais informações a respeito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, basta entrar em contato por meio do número (67) 3312-3605.