Doutorando da Católica cria software capaz de identificar doenças em lavouras de soja

21/08/2019 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Marina Romualdo

Everton Castelão Tetila apresentou a tese desenvolvida à banca avaliadora na sala de defesa do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“Detecção e classificação de doenças e pragas da soja usando imagens de veículos aéreos não tripulados e técnicas de visão computacional” foi o tema da tese defendida, nessa terça-feira (20), pelo doutorando Everton Castelão Tetila. A pesquisa foi desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Orientado pelo professor Dr. Hemerson Pistori, o discente criou um novo sistema de visão computacional voltado para identificar doenças nas lavouras de soja (oídio, mancha-alvo e ferrugem asiática) e também tipos de pragas, como percevejo-marrom, lagartas e caracóis. O software desenvolvido por Everton analisa imagens da plantação capturadas por meio de um drone e é capaz de mapear as regiões infectadas.

Segundo o pesquisador, os testes foram realizados em uma área experimental, localizada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e, de acordo com ele, o trabalho desenvolvido por meio do doutorado pode ser expandido no futuro. “Pretendo avaliar novas abordagens de aprendizagem de máquina. É preciso fazer a detecção de múltiplos objetos com câmeras de maior resolução embarcadas no veículo aéreo não tripulado.

Além do orientador da pesquisa, a banca examinadora foi composta pela Pró-Reitora de Graduação e Extensão da UCDB, Dra. Rúbia Renata Marques, pelo professor da Católica Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira e também pelos docentes Dr. Jefferson Alex dos Santos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Dr. José Marcato Júnior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.