Doutoranda analisa eficiência de empresas de capital aberto

05/08/2019 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais Sustentabilidade Agropecuária — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (2) a banca de defesa de tese da doutoranda Rosane Aparecida Kulevicz, com o tema “Eficiência das Empresas de Capital Aberto: Uma abordagem baseada em Fronteira Determinística e Estocástica”.

“Meu objeto foi comparar as empresas que são mais eficientes, aquelas que estão inseridas no índice da bolsa de valores de São Paulo com aquelas que estão inseridas no índice de sustentabilidade empresarial. O estudo fez com que eu aprofundasse várias técnicas de eficiência. Para isso utilizei dois modelos paramétricos e não paramétricos e até construir uma ferramenta para que o investidor pudesse escolher com segurança sobre os riscos de estar aplicando o dinheiro”, explicou a contadora cuiabana.

A conclusão do trabalho fornece uma ferramenta conjugada entre dois tipos de métodos estatísticos com maior segurança a um risco moderado. “A percepção da eficiência entre as de índices de sustentabilidade ou não são bem parecidas. Então não dá para afirmar com a técnica estatística que elas têm grandes diferenças. O resultado de tudo isso é que as empresas que estão pensando no futuro sustentável, elas têm a probabilidade de ser muito mais aceitas no mercado financeiro e para quem está pensando nisso”.

Orientada pelo professor Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira, a banca examinadora contou ainda com os professores Dr. Arturo Alejandro Zavala Zavala (UFMT), Dr. Einstein Lemos de Aguiar (UFMT), Dr. Reginaldo Brito da Costa (UCDB) e Dra. Grasiela Edith de Oliveira Porfírio (UCDB). Para obter mais informações ligue (67) 3312-3702.