Doutor formado pela UCDB analisa a influência da testosterona nas práticas sustentáveis

20/12/2018 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari

Ricardo Alexandre Martins Garcia defendeu tese no dia 14 deste mês

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Ricardo Alexandre Martins Garcia, doutor formado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), desenvolveu a pesquisa intitulada “Comportamento humano e sustentabilidade ambiental: Uma abordagem baseada na razão 2D:4D”.

Sob a orientação do professor Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira,  por meio da técnica 2D:4Duma medida feita entre o segundo dedo e o quarto dedo da mão o doutorando realizou um estudo comportamental sobre asinfluências causadas pelo hormônio testosterona nas práticas sustentáveis. De acordo com Ricardo, durante a pesquisa 544 alunos da UCDB foram entrevistados.

“Tiramos medidas e fotos das mãos, além de aplicarmos um questionário e, a partir disso, pudemos criar um indicador de comportamento pró sustentabilidade ambiental. Conclui que somente a razão da mão esquerda das pessoas apresentou uma influência sobre o fato delas terem menos ou mais tendências a atitudes sustentáveis. Esse resultado me surpreendeu pois quanto menor a exposição ao hormônio testosterona menos sustentável a pessoa é, e acreditávamos que fosse o contrário”, explicou o doutor.

O trabalho desenvolvido por Ricardo foi submetido a banca avaliadora no dia 14 deste mês. Na data, além do orientador da pesquisa, avaliaram a tese os docentes da UCDB Dra. Grasiela Edith de Oliveira Porfírio e Dr. Reginaldo Brito da Costa, junto com o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Dr. Benjamin Miranda Tabak (FGV) e o Dr. Eduardo Borges da Silva do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.