Dissertação aponta protocolo de biossegurança para retorno das atividades esportivas pós isolamento social

14/06/2021 - 7:23 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia mestrado e doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (11), por videoconferência, a defesa da dissertação do mestrando Rodrigo Barbosa de Miranda, com o tema ‘Protocolo de biossegurança para retorno das atividades esportivas de participação pós isolamento social causada pela Covid-19’, sob a orientação da professora Dra. Susana Elisa Moreno.

“O objetivo da pesquisa é delinear condutas específicas, a partir de protocolos de biossegurança, para realização de diferentes manifestações esportivas e de lazer, necessárias diante do contexto atual de enfrentamento à situação provocada pela Covid-19”, explicou o mestrando.

Ele ressalta que o trabalho sugere a realização de um levantamento das recomendações, práticas e demais orientações indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e acompanhar e avaliar práticas esportivas segundo as normas elaboradas no presente documento. 

A proposta é elaborar um documento que possa subsidiar o retorno às atividades no Estado de Mato Grosso do Sul. “Disseminar o estudo, em formato de manual, aos órgãos controladores, organizadores e responsáveis por eventos e ações esportivas de todo o Estado e do Brasil, como um material de parâmetro para regular o retorno e a realização segura dos eventos esportivos”, finaliza.

Além da orientadora, a banca examinadora foi composta pelos professores Dr. Ludovico Migliolo (UCDB) e Dr. Paulo Ricardo Martins Nunez (UFMS). Mais informações entre em contato pelo telefone (67) 3312-3768.