Dissertação aborda resultados da influência do plano de manejo no abastecimento em unidade de conservação

15/03/2021 - 8:21 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realiza nesta sexta-feira (12), às 16 horas, por meio de videoconferência, a banca de defesa da dissertação do discente Frederico Luiz de Freitas Junior com o tema “Influência do Plano de Manejo e do Pagamento por Serviços Ambientais na Qualidade e Quantidade da Água para Abastecimento Público em Unidade de Conservação”, sob a orientação do professor Dr. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho e coorientação do professor Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira.

“Meu objetivo foi mostrar que as intervenções patrocinadas por um programa de pagamento por serviços ambientais, na APA do Guariroba, realizada nos últimos 10 anos, melhorou a qualidade e a quantidade da água lá captada. O que mais me chamou a atenção foi o engajamento dos proprietários rurais no programa, que recebeu o nome de Programa Manancial Vivo e a coordenação de esforços nos três níveis de governo”, explica o mestrando.

A conclusão da pesquisa traz resultados satisfatórios. “Um bom diagnóstico técnico, que consta no Plano de Manejo da APA, aliado ao pagamento por serviços ambientais, contribuíram para a solução dos principais problemas, diminuindo a perda de solo e melhorando a quantidade e qualidade da água para abastecimento de Campo Grande”, conclui.

Além do orientador e coorientador, a banca examinadora foi composta pelos professores Dr. Cristovão Vicente Scapulatempo Fernandes (UFPR) e Dr. Guilherme Henrique Cavazzana (UCDB). Mais informações pelo telefone (67) 3312-3702.