Dissertação aborda relação entre seres humanos e animais de estimação

15/12/2021 - 8:28 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na terça-feira (14), por videoconferência, a banca de defesa de dissertação da mestranda Hanae Caroline Quintana Shiota, com o tema “As interfaces da relação entre seres humanos e animais de estimação sob a perspectiva do desenvolvimento humano”, sob a orientação da professora Dra. Arlinda Cantero Dorsa.

“A minha pesquisa objetivou compreender as mudanças sociais e culturais que culminaram na atual relação entre seres humanos e animais de estimação, para averiguar seus efeitos na família e seus potenciais para o desenvolvimento humano. Eu me deparei com um campo enorme de investigação, que interessa pesquisadores em nível global, por isso, tive que me valer de muitos estudos internacionais de várias disciplinas”, explicou a mestranda.

Ela ressalta que o mais interessante foi descobrir os efeitos benéficos para os seres humanos, tanto no que se refere ao bem-estar físico e mental, quanto a outros aspectos como afeto, proteção, e integração. “Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o vínculo com os animais de estimação mudou as formas de viver e de pensar em sociedade, principalmente a formatação da família. Eles podem ser considerados como importantes recursos para o desenvolvimento humano, já que são capazes de contribuir para a qualidade de vida das pessoas, além da natural importância afetiva  que possuem para seus tutores”, completa.

A banca examinadora foi composta pelas professoras Dra. Maria Augusta de Castilho e Dra. Ana Paula Martins Amaral. Mais informações sobre o programa de pós-graduação stricto sensu pelo telefone (67) 3312-3612.