Brucelose no cenário brasileiro é assunto estudado por mestranda da UCDB

18/03/2019 - 12:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari e Mariana Pinheiro

Jucelia dos Santos Silva apresentou a dissertação desenvolvida à banca avaliadora

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

A brucelose, uma doença infecciosa causada por diferentes gêneros da bactéria Brucella, foi o objeto de estudo da mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco Jucelia dos Santos Silva. Com o tema “Detecção molecular e sorológica de Brucella em amostras biológicas de indivíduos com doenças articulares no estado de Mato Grosso do Sul e aspectos epidemiológicos da brucelose no Brasil”, a pesquisa foi desenvolvida sob orientação da professora Dra. Carina Elisei de Oliveira.

De acordo com Jucelia, uma das propostas do estudo foi investigar se havia a presença de anticorpos anti-Brucella em amostras de soro e sangue pertencentes a pacientes com doenças reumatológicas atendidos no Ambulatório do Serviço de Reumatologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP- UFMS).

Com os resultados obtidos por meio da pesquisa, a mestranda pontuou que foi possível perceber uma alta prevalência de brucelose nas amostras estudadas e ressaltou que os dados chamam a atenção para a saúde pública, devido à grande morbidez que a doença causa e a escassez de informações sobre a prevalência de brucelose nos brasileiros. Outra vertente estudada por Jucelia, ao desenvolver o trabalho, foi a análise de dados do Ministério da Saúde a fim de identificar os fatores de risco da doença no Brasil.

Na última quinta-feira (14), a dissertação desenvolvida pela mestranda foi apresentada à banca. Participaram da avaliação do trabalho, junto com a orientadora, o coorientador Dr. Felipe Bisaggio Pereira, a professora da UCDB Dra. Alinne Castro e o docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Fernando Aguilar Lopes.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.