Análise da dinâmica do conceito de local é feita por mestrando da Católica

28/02/2019 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari

Rodrigo Augusto Borges Pereira apresentou a dissertação à banca avaliadora na sala de defesa do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Rodrigo Augusto Borges Pereira, mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu a dissertação desenvolvida durante o curso na tarde desta quarta-feira (27). Sob orientação do professor Dr. Josemar de Campos Maciel, o estudo feito pelo discente teve o seguinte tema: “Por uma análise da dinâmica do conceito de “Local” a partir de Maurice Merleau-Ponty”.

“Essa pesquisa trata-se de pôr em questão na forma de uma pergunta, aquilo que é fundamental na construção de um campo do saber científico que é o caso do desenvolvimento local. Então eu passei dois anos me questionando sobre como é que a gente compreende essa ideia de local e aí surgiu o estudo”, explicou o mestrando.

De acordo com Rodrigo, a ideia para desenvolver a pesquisa surgiu, principalmente, da diferença de compreensão existente quando se trata desse conceito. “A nossa linguagem é dividida especificamente em sujeito, coisa, mundo e lugar — é uma divisão epistemológica que acontece na fala, mas que não acontece por exemplo, com povos tradicionais. Quando se trata de povos indígenas, na língua deles, as palavras corpo, lugar e natureza são as mesmas expressões, por isso questionei o porquê de termos que fazer toda essa volta para pensar um problema quando na verdade eles vivem no mesmo contexto”, pontuou o discente.

Participaram da banca avaliadora, junto com o orientador da pesquisa, os professores da Católica Dr. Heitor Romero Marques e Dr. Márcio Luis Costa e o docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Dr. Paulo Eduardo Benites de Moraes.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.