Utilização de forragens na alimentação bovina abre XVI Semana de Zootecnia da UCDB

14/05/2019 - 9:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

palestrante Alexandre Menezes Dias, egresso da UCDB e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do curso de Zootecnia, promove durante esta semana a XVI edição da Semana de Zootecnia, que contou na abertura do evento com a palestra sobre “Estratégias e utilização de Foragens na alimentação bovina”. Acadêmicos dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária participaram da abertura do evento nesta segunda-feira (13). A programação segue até a próxima sexta-feira (17). (Confira a programação completa ao final da matéria)

“Sabemos que não podemos perder foragem, pois conhecemos o período chuvoso e o seco. É preciso o consumo com eficiência, reduzir as perdas, começam a trazer resultados positivos. Investindo na forragem eu reduzo o custo no investimento em concentrado”, destacou o palestrante Alexandre Menezes Dias, egresso da UCDB e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em seguida foi realizada a palestra “Inter-relação entre Nutrição Versus Reprodução na Bovinocultura de Corte”, ministrada por Fernando Henrique Souza Aono, da Zoetis Brasil – Saúde Animal.

Além de comemorar o Dia do Zootecnista, o evento traz profissionais para a troca de experiências. “A Semana de Zootecnia tem a importância de trazer renomes tanto estaduais, quanto nacionais, para a UCDB e trazer esse fortalecimento da profissão, do esforço e da dedicação pela produção animal. Hoje nossos egressos, 90% deles já saem do curso empregados. O Estado de Mato Grosso do Sul com essa vocação para o agronegócio já tem essa preocupação com a zootecnia e quem vem crescendo de forma significativa”, ressaltou o coordenador do curso de Zootecnia da UCDB, professor Rodrigo Gonçalves Mateus.

A professora Rúbia Marques, Pró-Reitora de Graduação e Extensão, representando o Reitor da UCDB, Padre Ricardo Carlos, parabenizou os futuros e os profissionais pela data comemorativa do Dia Nacional do Zootecnista e falou da filosofia salesiana. “Queremos formar excelentes profissionais, mas também queremos a formação humana e vocês estão com um grupo de profissionais capaz de conduzi-los a isso”.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura do evento o Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários, Pe. João Marcos de Araújo, o diretor da Associação Brasileira de Zootecnistas, Gumercindo Loriano Franco e o vereador Francisco Gonçalves Carvalho. Ontem (13) a noite, profissionais da área também foram homenageados. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3517.

Programação:

Dia 14/05

- 8h30 Palestra “Gestão dos Recursos para Potencialização do Lucro na Pecuária”, ministrada por Rodrigo Patussi Nascimento (Terra Desenvolvimento Agropecuário)

- 10h Palestra “Resultados da Homeopatia na Produção Animal”, ministrada por Marco Antônio Cucco (Sigo Homeopatia)

 

Dia 15/05

- 8h30 Palestra “Sistemas de Produção na Piscicultura”, ministrada por Jayme Povh (UFMS)

- 10h Palestra “Pintados em Sistema de Recirculação de Água”, ministrada por Odair Diemer (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Coxim)

 

Dia 16/05

- 8h30 Palestra “Mitos e Verdades na Nutrição Pet: Alimentação Natural x Comercial”, ministrada por Janine França (Universidade Federal de Uberlândia)

- 10h Palestra “Ambiência na Produção de Suínos - Nutrição de Precisão como Ferramenta para Reduzir os Efeitos do Estresse Térmico por Calor e Maximizar a Produção”, ministrada por Flávio de Aguiar Coelho (Mestrando em Ciência Animal - UFMS)

 

Dia 17/05

- 8h Manhã Temática - Case de Sucesso, ministrada por Gian Ferreira Prado (Mub Nutrição Animal)

- 8h30 Manhã Temática - Case de Sucesso, ministrada por Mariana Borges Guazina (PECBR)

- 10h Manhã Temática - Case de Sucesso, ministrada por Palestrante: Gisele Alves Ferreira Farias (Agraer)

- 10h30 Manhã Temática - Case de Sucesso, ministrada por Nivaldo Passos de Azevedo Junior (Senar MS)