Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo é realizada na Católica

10/05/2019 - 8:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Abertura da Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo foi realizada no anfiteatro do bloco C

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Sete oficinas e quatro palestras serão promovidas, nesta sexta-feira (10), pela Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo promovida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Com o tema principal “Dimensões da paisagem urbana”, o evento teve início com uma mesa-redonda, na noite de quinta-feira (9), quando o assunto foi discutido por cinco especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Participaram do debate três professores da UCDB: o geógrafo Dr. Fábio Ayres, a profissional de Educação Física Dra. Fabiana Maluf Rabacow e o publicitário Me. Thiago Müller. Além deles, também estiveram presentes na mesa-redonda dois professores de arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Gutemberg Weingartner e Me. Gisele Yallouz.

Durante o debate, cada profissional expôs de que maneira enxerga a paisagem urbana, além disso pontos para melhoria dentro de cada expertise foram citados. “Os arquitetos presentes têm um trabalho tanto na área do urbanismo quanto em relação ao paisagismo, já o Fábio por ser geógrafo e atuar na prefeitura de Campo Grande em ações de planejamento urbano, agregou no sentido de mostrar o que está sendo feito na capital. Já a professora Fabiana trouxe a questão da mobilidade ativa e o Thiago falou sobre o ponto de vista da semiótica em relação aos ambientes urbanos”, explicou o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCDB, Alessandro Campos.    

Segundo o coordenador, a proposta foi fazer com que os acadêmicos compreendam que, enquanto futuros arquitetos, terão que trabalhar em conjunto com outras áreas e considerar outros pontos de vista para atender a população. “A Arquitetura hoje é muito envolvida com a área das Engenharias, mas é importante ressaltar que o curso é da área de ciências sociais aplicadas. Dentro desse contexto, precisamos saber como a sociedade se comporta e o que é necessário para ela. Trabalhamos para as pessoas”, concluiu Alessandro.

Programação

Na manhã desta sexta-feira (10), no anfiteatro do bloco C, a semana continua com as palestras “O futuro dos profissionais da construção civil” e “A importância do container para a arquitetura sustentável”. Já no período noturno, no mesmo local, também vai haver outras duas palestras sobre “Arquitetura residencial: grandes e pequenos empreendimentos” e “A paisagem urbana no contexto da ergonomia”.

Na mesma data, à tarde serão realizadas as oficinas nos laboratórios do bloco M e também no anfiteatro do bloco C. Cada capacitação irá abordar um tema diferente como semiótica, fotografia, tijolo ecológico, arquitetura inclusiva, paisagismo comestível e softwares voltados para a área.

Por fim, no sábado (11), a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo traz, durante a manhã, uma atividade no Horto Florestal, localizado na avenida Fernando Correa da Costa, sobre conforto térmico. No mesmo período, no campus Tamandaré, também será realizada uma palestre sobre Urban Sketchers — uma comunidade global de artistas que praticam o desenho em locações nas cidades, vilas e aldeias onde vivem ou viajam.  Por fim, à tarde, o evento encerra-se com a divulgação do resultado do concurso de ideias, no anfiteatro do bloco C, às 13h.

Mais informações podem ser adquiridas por meio da coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCDB, basta ligar no número (67) 3312-3420.