Segundo dia do VI PECC Seminário Acadêmico traz dez palestras

07/06/2018 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei e Michele Moraes

José Carlos Chaves dos Santos ministrou a palestra de abertura do evento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Para promover ainda mais a troca de conhecimentos, nesta quinta-feira (7), o VI Plantando Educação e Colhendo Ciência (PECC) Seminário Acadêmico traz dez palestras para os participantes. No início da manhã, às 7h30, no anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, o pesquisador da Embrapa Dr. Paulo Henrique Duarte Cançado vai falar sobre “Parasitas do Campo”.

Logo após, às 8h, o tema “Educação e Saúde — Um olhar crítico e compartilhado sobre o controle de doenças transmitidas por vetores no Estado” será abordado por quatro profissionais convidados. Uma delas é a médica veterinária e gerente técnica de zoonoses na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (Ses), Stephanie Ballatore Holland Lins, que vai falar a respeito da febre amarela e leishmaniose.  

Outros três convidados são a gerente técnica de doenças endêmicas da SES, Livia de Mello Almeida Maziero, que traz a dengue como assunto principal, o analista de sistema João Boin Junior e a enfermeira Maristela Chamorro Alves — os dois vão expor o funcionamento da “Sala de Situação”.  

Ainda de manhã, às 9h30, os professores da Católica Dr. André Barciela Veras e Dra. Liliana Guimarães, que integram o Núcleo de Análises do Comportamento e da Neurociência (NACNeuro), ministram a palestra “Saúde mental do professor e do acadêmico”. Já a noite, a partir das 19h, o projeto “Castração UCDB: uma ação de amor e prevenção” será apresentado para os participantes pela docente Dra. Magyda Arabi Araji Dahroug. Por fim, às 20h30, a professora Dra. Elizabete de Souza Cândido vai abordar a “Bioinformática na UCDB”.

Voltado, principalmente, para acadêmicos de Ciências Biológicas e de Biomedicina da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o seminário vem para promover a discussão e a reflexão das práticas profissionais, debater o futuro da licenciatura e, além disso, proporcionar a troca de experiências entre os alunos e especialistas na área.

Durante a abertura, realizada na manhã desta quarta-feira (6), a vivência e as diversas atuações do biólogo foram expostas para os participantes por meio da palestra realizada pelo delegado do Conselho Regional de Biologia de Mato Grosso do Sul (CRBio-01), José Carlos Chaves dos Santos.  Além disso, também foi falado a respeito da atuação do conselho enquanto órgão fiscalizador da profissão, da regulamentação da carga horária de trabalho e também das opções de carreira que o profissional com formação em licenciatura pode seguir.

A programação completa do evento pode ser acessada pelo site da Católica, basta clicar aqui. Outras informações sobre o seminário podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3701.