Provocações sensoriais em pontos de venda é tema de aula

25/05/2018 - 11:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Arquiteto Raphael Mandu

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Provocações sensoriais em pontos de venda” foi o tema da aula ministrada na quinta-feira (24) pelo arquiteto Raphael Mandu aos acadêmicos do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), dentro da disciplina “Projetos e Marketing”

“É importante os acadêmicos aprenderem sobre essas provocações sensoriais, porque de vez em quando a loja ou empresa tem uma boa marca e um bom produto, mas o espaço de venda onde as pessoas efetivamente fazem a compra é pensado de uma forma que não combina com a identidade da loja e não está de acordo com o que a marca quer transmitir para o cliente” comentou o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Elton Tamiozzo.

O arquiteto abordou em sua palestra a importância da cor, a forma, textura e até mesmo do cheiro, antes dos acadêmicos chegarem, Raphael borrifou uma essência de uma loja famosa na sala de aula e alguns alunos imediatamente reconheceram o cheiro e associaram com a loja, para a construção de um bom ponto de venda.

“Dependendo do tipo do produto você usa uma estratégia ou outra. A iluminação, por exemplo, é algo essencial e capaz de nos deixar mais confortáveis ou desconfortáveis. Uma luz mais forte e clara é perfeita para uma farmácia, por exemplo, que eu quero que a pessoa não fique muito tempo, é uma compra rápida. O mesmo tipo de iluminação seria terrível para um restaurante, que é onde as pessoas planejam ficar uma quantidade de tempo maior, e esse tipo de luz seria incômoda. Tudo isso nós temos que pensar”, estacou Raphael.

Raphael usou em sua maioria exemplos de lojas de roupas, onde os trocadores dessas lojas tinham tamanhos, ângulos de espelho e cores diferentes e tentou avaliar qual deles era o mais confortável para o cliente e de como essas diferentes interferiam na percepção do comprador. Além disso avaliou o volume da música nessas lojas, a temperatura, iluminação e todos os componentes que alteram a percepção das pessoas.

A aula foi uma parte também do projeto Papo Mais, organizado pela Agência Mais Comunicação da Católica, cuja idéia é aproximar os acadêmicos e o mercado de trabalho. O arquiteto tem especialização em Design de Interiores e trabalhou durante muitos anos em shoppings fazendo layout de grandes lojas de Campo Grande e São Paulo.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes