Para promover reflexão sobre o ambiente urbano, 1ª Jane’s Walk CG será realizada neste sábado (26)

25/05/2018 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei e Marina Romualdo

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Com o intuito de incentivar as pessoas a conhecerem e discutirem a qualidade do ambiente urbano em que vivem, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), junto com o Laboratório de Humanidades (LabuH) da Instituição, realizam, neste sábado (26), a primeira caminhada “Jane’s Walk”, em Campo Grande.

O ponto de encontro será, às 8h, na Praça Aquidauana. De lá, às 8h30, os participantes irão percorrer um trajeto de, em média, um quilômetro, passando pela Orla Ferroviária, Calçadão da Barão, Bar do Zé, Praça do Rádio, Paço Municipal, Praça Pantaneira e Praça Esportiva Belmar Fidalgo. Durante a caminhada, terão pontos de parada para discussão e integração do grupo.

A ação é realizada em vários países, desde 2007, em homenagem à Jane Jacobs — urbanista e ativista social americana que pregava o conceito de humanização das cidades — com a proposta de estimular as ideias que ela tinha e propor reflexões sobre o tema. De acordo com um dos organizadores do evento, o acadêmico do 10º semestre de Arquitetura e Urbanismo, Carlos Gonçalves Júnior, trazer essa iniciativa para a capital sul-mato-grossense veio pela necessidade de discutir o cenário em que o munícipio encontra-se.

“A abordagem torna-se interessante porque Jane foi pioneira no movimento de pensar cidades humanizadas, vivas e para as pessoas. Com base nesses conceitos, é muito importante que todo e qualquer cidadão exercite a curiosidade e passe a olhar para esse ambiente de forma crítica para, então, repensar os fundamentos do planejamento urbano vigente”, comentou.

Para obter mais informações, acompanhe a página Jane’s Walk CG no Facebook, basta clicar aqui.