Para aprender física, acadêmicos das Engenharias fazem lançamento de foguetes

19/06/2018 - 11:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Lançamento de foguetes foi feito no campo de futebol da UCDB Tamandaré

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Como parte do conteúdo da disciplina de Física, acadêmicos do 1º semestre de Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveram, na sexta-feira (15), um lançamento de foguetes no campo de futebol do campus Tamandaré.

De acordo com o professor de Física, Ilton Luís Monteiro Junior, a atividade veio como uma maneira de avaliar os alunos e, ainda, proporcionar a prática do conteúdo visto em sala de aula. “Isso é algo que se aprende muito mais fazendo do que apenas lendo a teoria, por isso, eu não quis cobrar em uma prova e decidi fazer essa atividade prática. É uma forma descontraída dos alunos aprenderem mais”, comentou.

Durante a atividade, os acadêmicos foram divididos em grupos e, cada um, desenvolveu um foguete a partir de materiais recicláveis como garrafa pet, canos de tubulação, papelão e bombinha de pneu de bicicleta. Além do lançamento do foguete, eles entregaram um trabalho escrito sobre o processo de construção e os dados que obtiveram no lançamento — ângulo, distância horizontal atingida pelo foguete, velocidade e altura máxima do projétil.  

Um dos foguetes que alcançou a maior distância foi desenvolvido pelo grupo de Matheus Manfrin Tamiozo. O acadêmico surpreendeu-se com o resultado obtido: “Não esperávamos algo tão bom, porque optamos por um foguete mais simples, mas, felizmente, deu tudo certo. Foi muito rápido e divertido construí-lo”.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.