Migração, Refúgio e Políticas públicas no Estado é o tema do 2º dia do Congresso Internacional de Direitos Humanos

09/11/2022 - 8:01 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realiza hoje (9), às  7h30, no auditório do bloco A, o segundo dia da XIX edição do Congresso Internacional de Direitos Humanos, organizado pela coordenação do curso de Direito da Católica, em parceria com o Instituto de Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul (IDHMS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O tema da palestra 'Migração, Refúgio e Políticas Públicas no Mato Grosso do Sul', ministrada por Hermes Moreira Junior e Elaine Dupas.

Logo mais a noite (19h), será  a palestra 'Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável: Tensão ou Complementaridade?', ministrada por Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves e Raquel Domingues do Amaral.

Ontem (8), na abertura, a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, professora dra. Rúbia Renata Marques, representando o Reitor da UCDB, destacou a importância do evento. “Considero que essa é uma oportunidade incrível para diálogo entre profissionais, pesquisadores, toda a sociedade, professores e estudantes, que têm em comum  interesse pelas conquistas dos direitos humanos e a missão de trabalhar em prol da equidade de todas as pessoas que compõem a nossa sociedade”. 

Para o coordenador do curso de Direito da Católica, professor Luiz André de Carvalho Macena, “retornar aqui hoje, fazendo um congresso híbrido, é algo positivo que a pandemia tenha nos deixado, mas muito impactante, pois na verdade, se olharmos para trás, temos dois mundos diferentes de lá pra cá e que certamente esses mundos diferentes trazem reflexões sobre esses novos conflitos”, ressalta. 

Diretamente de Costa Rica, Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch, conduziu a palestra Direitos Humanos: Conflitos e paz - Homenagem a Antônio Augusto Cançado Trindade. “O primeiro passo, muito importante, é justamente buscar fortalecer o sistema interamericano de direitos humanos, tornando-o mais conhecido e mais reconhecido, fazendo com que se dê valor jurídico crescente não somente ao sistema interamericano de direitos humanos, mas em especial ao texto das convenções e a jurisprudência da corte interamericana de direitos humanos”.

No período noturno o tema abordado foi 'Direitos Humanos e as fronteiras da democracia', com a participação de Claudia Araújo de Lima, Fernanda Alves dos Anjos, Matías Pascual Penhos, Júlio da Silveira Moreira, Luis Fernando Rovetta Klyver, Gabriel Herrera Salazar, Irma Lugo-Nazario, Abdiel Rodríguez Reyes, Mercedes Nostas Ardaya, Fiorella Nesta, Néstor D. Manchini, Victoria Del Carmen Flores Roa, Jessica Anahí Visotsky e Francesca Marzatico.

Programação

Dia 09 

7h25:Palestra 'Migração, Refúgio e Politicas públicas no Mato Grosso do Sul', ministrada por Hermes Moreira Junior e Elaine Dupas.

19h:Palestra 'Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável: Tensão ou Complementariedade?', ministrada por Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves e Raquel Domingues do Amaral.

Dia 10

7h25:Palestra 'Aspectos sociais do Direito a Segurança - Função solidaria da empresa como instrumento para. a paz. El conflicto social em la base de la educacion in', ministrada por Maria Esther Martinez Quinteiro, Mariana Ribeiro Santiago e Javier Garcia Medina.

19h: Palestra 'Combate ao trabalho infantil'Júlio César Bebber, ministrada por Maria Cláudia Falcão e Déa Marisa Brandão Cubel Yule.

Dia 11 

7h25:Palestra 'Discurso de ódio e violência via internet - tendências e perspectivas de proteção aos direitos humanos', ministrada por Hugo Bayardo Santacruz Cruz e Luís Bitone Nahe.

19h:Palestra 'As Cortes Internacionais de Direitos Humanos - Legado de Antônio Augusto Cançado Trindade', ministrada por Sylvia Steiner.