IX Ciclo de Palestras de Ciências Biológicas segue até quinta-feira com ampla programação

04/09/2019 - 9:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Breno Emanuel Frihling ministrou oficina sobre bioprospecção

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Com dois minicursos e duas palestras, teve início nessa terça-feira (3), o IX Ciclo de Palestras de Ciências Biológicas promovido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento reuniu acadêmicos e profissionais da área e abordou temas como “Consultoria ambiental”, “Empreendedorismo e startup”, “Análises clínicas” e “Bioprospecção”.

Quem falou sobre maneiras de identificar moléculas presentes na biodiversidade com potencial para combater bactérias super-resistentes e, a partir delas, produzir antibióticos foi o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB Breno Emanuel Frihling.

Na oficina sobre bioprospecção, ele esclareceu como a escolha do material biológico pode ser feita e como pode ser transformado em um fármaco. “A Bioprospecção busca sistematicamente por organismos, genes, enzimas, processos e pontos provenientes de seres vivos, que tenham potencial econômico e que eventualmente levam ao desenvolvimento do produto”, declarou Breno.

O cronograma do ciclo de palestras segue até quinta-feira (5) e ainda traz mais três minicursos, uma mesa-redonda e cinco palestras. Nesta quarta-feira (4), no período da tarde, continuam as oficinas que começaram ontem (3), já no período noturno, das 20h às 22h, será realizada uma mesa-redonda sobre “A sociedade do futuro” no anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro.

Com o tema central “Biologia em Sociedade”, nesta edição, o evento trouxe para o ambiente universitário assuntos presentes no dia a dia da profissão e que geram dúvidas nos acadêmicos. Segundo o coordenador do curso de Ciências Biológicas da UCDB, Ricardo Martins Santos, a intenção é aproximar o aluno do mercado de trabalho e esclarecer possíveis questionamentos. “A ideia foi sugerir soluções para situações específicas e, inclusive, propor respostas na prática que solucione os problemas estudados”, pontuou o docente.

A programação completa do IX Ciclo de Palestras de Ciências Biológicas pode ser acessada ao clicar aqui. Mais informações podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3701.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.