Grupo de apoio às mulheres vítimas de violência é criado pela Clínica-Escola da Psicologia da UCDB

12/09/2019 - 9:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei e Marina Romualdo

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A Clínica-Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) dá início, neste mês, ao Lótus — Grupo de Acolhimento à Mulher. Coordenado pelo professor Renan Soares, a iniciativa é promovida pelos acadêmicos do último semestre do curso de Psicologia e vem com a proposta de dar apoio às mulheres vítimas de violência.

Pelas altas estatísticas registradas em Mato Grosso do Sul — de janeiro a agosto deste ano, segundo o Sistema de Informação e Agravos de Notificação (Sinan), já foram 2.062 casos entre violência sexual, psicológica, moral e financeira — o Lótus pretende acolher essas mulheres, além de ajudá-las a romper o ciclo da violência e passar informações sobre os direitos que possuem a partir da Lei Maria da Penha.

Segundo Renan, o grupo de apoio se faz necessário porque as vítimas têm dificuldade em fazer a denúncia e em deixar o agressor, sem falar que a violência sofrida pode trazer consequências psicológicas sérias como o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), altos índices de depressão e baixa autoestima.

“Os números registrados em Mato Grosso do Sul de boletins de ocorrência por violência contra mulher são altos e também há uma grande estatística de feminicídio o que é bem preocupante. O assassinato de mulheres, geralmente, é o estopim de um relacionamento conturbado marcado pela violência e, por isso, é uma consequência de crescente risco. São inúmeros casos noticiados e reportados aos órgãos competentes e com o apoio às vítimas queremos incentivar a denúncia e evitar que o pior aconteça, além de dar suporte às mulheres para que elas possam recomeçar uma nova vida”, pontuou Renan.

Aberto para a comunidade acadêmica e para o público em geral, o grupo de apoio está com inscrições abertas. Mulheres interessadas em participar do Lótus devem entrar em contato com a coordenação da iniciativa por meio do número (67) 3312-3705. A partir da inscrição, a pessoa passará por uma triagem antes de começar a participar das reuniões. Mais informações sobre o curso de Psicologia da UCDB podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3456.