Graduandos em Ciências Biológicas apresentam trabalhos em congresso brasileiro da área

02/04/2018 - 9:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Acadêmico de Ciências Biológicas, Allan Corral Anjos, ao lado do banner que utilizou para apresentar a pesquisa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, neste mês, do XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia, realizado em Foz de Iguaçu (PR).

Com o intuito de promover a troca de conhecimentos e divulgar novos avanços nos estudos da fauna neotropical, o evento bienal foi voltado para profissionais, estudantes e pesquisadores da área e, nesta edição, trouxe a apresentação de vários trabalhos desenvolvidos em diversas regiões do país.

Entre os acadêmicos da região Centro-Oeste, dois alunos da Católica expuseram os estudos feitos na área. A acadêmica do 7º semestre, Cláudia Liz Rodrigues Silva abordou o tema “Estudo da microbiota fúngica de Leptodactylus podicipinus (Amphibia: Anura) em um fragmento urbano de Cerrado, Campo Grande (MS)”.

Na data, ela apresentou um composto desenvolvido a partir de uma substância encontrada nos anuros — espécie de anfíbio encontrada na América Latina — capaz de atuar contra fungos. “Fazia a coleta dos animais no período noturno, na Fazenda-Escola da UCDB, e depois levava para o laboratório, onde fiz as análises. Essa foi uma das primeiras pesquisas desenvolvidas com este cunho na região do Cerrado”, pontuou Cláudia.

Outro acadêmico do 7º semestre de Ciências Biológicas que também fez apresentações durante o congresso foi Allan Corral Anjos. A pesquisa desenvolvida por ele falou sobre “Avifauna de fragmentos urbanos de Cerrado do município de Campo Grande (MS)”. “Por Campo Grande ser repleta de árvores, aqui existe uma grande quantidade de aves e foi que isso despertou meu interesse em estuda-las. Foquei a pesquisa nas espécimes do Cerrado”, comentou Allan.

As duas pesquisas apresentadas no congresso brasileiro foram orientadas pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UCDB, Me. Luciana Mendes Valério, e coorientadas pelo professor Me. Ricardo Martins Santos.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.