Expansão do Direito Penal foi tema de palestra que abriu a Semana Jurídica da UCDB

23/05/2018 - 16:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Abertura da Semana Jurídica foi realizada no anfiteatro do bloco A

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Foi realizada na noite desta terça-feira (22), no anfiteatro do bloco A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a abertura da Semana Jurídica, promovida pelo Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua (Daclobe). Na data, o desembargador do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ/MS), Dr. Ruy Celso Barbosa, ministrou uma palestra sobre a “Expansão do Direito Penal”.

Ao abordar o assunto, Ruy fez uma reflexão sobre a ampliação do controle penal e comentou sobre o avanço tecnológico e científico que mudou o sentido da história, buscando avaliar as verdadeiras possibilidades do direito penal. Desta forma, trouxe para os acadêmicos uma linguagem jurídica simples com o intuito de aproximar o aluno do que é a justiça.

Mais do que a palestra realizada na abertura do evento, a Semana Jurídica traz até sexta-feira (25) outras três palestras e três mesas-redondas, além de uma mostra de resumos científicos. Toda a programação foi desenvolvida com base no tema principal: “A expansão do direito penal em uma sociedade normótica”.

Segundo o presidente do Daclobe e um dos organizadores do evento, Arthur Vasques, a Semana Jurídica vem para promover a troca de conhecimento entre profissionais e acadêmicos: “Por proporcionar debates amplos e fazer com que os alunos tenham contato com quem já está no mercado de trabalho, acredito que o evento é uma maneira deles aprenderem mais e espelharem-se em boas referências”.

De acordo com acadêmica do sétimo semestre, Thainá Tonsic, a Semana Jurídica é uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento. Ela conta que, desde 2015, faz questão de participar. “O evento é uma forma da gente estar mais próximo da realidade do mercado e também da prática da profissão, podemos ter uma ideia da atuação profissional em si. Outro ponto positivo é que por ser gratuito se torna acessível a todos”, comentou Thainá.

Para a coordenadora do curso de Direito, Elaine Cler, é de suma importância aproximar os alunos do tema atual que o evento traz e, além disso, inserir os convidados no ambiente acadêmico. “Quando falamos de eventos fora da instituição há uma repercussão distinta do evento que é próximo ao aluno, pois é preciso retirá-lo do ambiente em que esta acostumado. Por isso, sempre que temos oportunidade trazemos autoridades e profissionais da área, que geralmente são egressos do curso, é uma maneira de transmitirmos para o aluno que ele também pode chegar lá”, comentou Elaine.

Programação

Nesta quarta-feira (23), foi realizada uma mesa-redonda com três especialistas da área jurídica que debateram a respeito do tribunal do júri. Além disso, foi promovida uma discussão entre os participantes com base no filme “Minority Report - A Nova Lei”, ficção científica produzida em 2002.

Já amanhã (24), às 7h30, no anfiteatro do bloco A, o professor da Católica Lamartine Ribeiro irá ministrar a palestra “Criminologia aplicada à música Faroeste Caboclo”. Na data, também serão promovidas outras duas palestras no mesmo local: o docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)Tiago Bunning, às 19h, falará sobre “A Prima Ratio do sistema inquisitório brasileiro”; e, às 20h, será a vez do professor da Faculdade Campo Grande (FCG), Márcio Widal, abordar o tema “A racionalidade democrática do processo penal”.

No último dia (25), às 7h30, o evento traz uma mesa-redonda que irá debater a “Reforma do CPP” composta pelo deputado Fábio Trad, pelo advogado e professor João Paulo Calves e pelo juiz Carlos Alberto Garcete. Por fim, a Semana Jurídica encerra-se, às 14h, com a apresentação de resumos científicos, na sala F101, no bloco A.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.