Droga é interceptada por cão da Receita em demonstração real na UCDB

28/03/2023 - 11:30 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Em uma demonstração real da Receita Federal no combate ao tráfico de drogas, em caixas despachadas nos Correios, foi encontrado um pacote de entorpecente pelo cão farejador Yanco, da raça pastor Belga. A ação fez parte da aula da disciplina Psicologia Experimental, do curso de Psicologia, no campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), reunindo acadêmicos de vários cursos no horário do intervalo.


Esse trabalho de repressão ao crime é realizado desde 2010, com três raças de cachorros: pastor alemão, pastor belga e labrador. Ao todo são 43 cães no Brasil, sendo dois em Mato Grosso do Sul. “O cão inspecionou o pacote, que foi despachado nos Correios de Campo Grande com destino a Ouro Branco (MG), e sinalizou que poderia haver alguma substância ilegal. Ao abrir a embalagem, os servidores da Receita Federal constataram que se tratava de dois tabletes de maconha. Como recompensa o cão recebeu uma bolinha de brinquedo”, destacou o delegado da Receita Federal, Clóvis Ribeiro Cintra Neto.


Na disciplina, os acadêmicos aprendem sobre a Psicologia comparada, na qual analisam sobre comportamentos análogos entre seres humanos e outras espécies animais. “A gente trabalha os princípios de aprendizagem e utilizar diversos exemplos, sendo um deles os cães de trabalho da Receita, como são feitos esses treinamentos e como prestam esse serviço para a sociedade”, explica a professora, Heloísa Grubits.


A movimentação no gramado da UCDB chamou a atenção também dos alunos de outros cursos, que pararam para ver a demonstração. Além dos objetos reais, os servidores públicos demonstraram como é feita a inspeção de bagagens em ônibus nas rodovias. “Achei muito interessante em ver como o cachorro age. É um trabalho silencioso que ninguém sabe muito como é, mas que agora com aula prática esclarece muitas coisas e da margem da gente querer direcionar a nossa carreira”, enfatizou a acadêmica do primeiro semestre de Psicologia, Alice Moreno.