Contestação do caso Isabella Nardoni é apresentada aos acadêmicos de Direito da UCDB

14/11/2019 - 10:00 - Graduação

Fonte: João Ramos

Palestra teve a participação do professor Amílcar da Serra e Silva Netto

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Uma análise contestando a versão oficial do caso Isabella Nardoni foi exposta aos acadêmicos do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) na manhã desta quarta-feira (13), durante a palestra “A prova pericial e seus reflexos na atividade dos operadores de Direito”, organizada pelo Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua (Daclobe).

O caso da menina assassinada pelo pai e pela madrasta chocou o País há 11 anos e foi rebatido pelo professor Amílcar da Serra e Silva Netto, um dos grandes nomes da área pericial no Brasil. Acadêmicos dos 6º, 7º e 8º semestres lotaram o auditório do Bloco A da Instituição para acompanhar a versão apresentada pelo perito aposentado.

“Estamos aqui com o objetivo de trazer aos acadêmicos matérias extracurriculares que possam acrescentar sua experiência e além disso proporcionar ao ambiente acadêmico uma vivência nessa área. O tema é importante e o doutor Amílcar está fazendo uma reanálise desse caso, então para nós é muito valioso, porque podemos ver a prática do que é visto em sala”, frisou o presidente do Daclobe, Luiz Eduardo dos Santos.

No encerramento da palestra, a professora de Processo Penal, Nabiha Maksoud, fez os agradecimentos e destacou a oportunidade de aprendizado proporcionada aos acadêmicos. “O Amílcar trabalhou praticamente toda sua carreira atendendo locais de crime [...] e nós temos que elogiar o seu trabalho, porque é corajoso. É corajoso “desdizer” ou contestar o laudo de colegas que também são peritos. Temos que aprender a analisar laudo pericial porque senão não se acusa direito, não se defende com competência e isso é muito importante, não só para os acadêmicos mas para qualquer profissional do Direito”, concluiu.

Ao final do evento, o primeiro organizado pela gestão 2019/2020 do Diretório Acadêmico, os alunos ainda puderam levantar questões e tirar dúvidas tanto sobre o caso Isabella Nardoni, quanto sobre a atividade pericial no geral.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes