Atendimento educacional em ambiente hospitalar é tema de palestra realizada pelo curso de Pedagogia

14/05/2019 - 13:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Palestra foi ministrada pela Dra. Milene Bartolomei Silva

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Atendimento educacional em ambiente hospitalar” foi tema da palestra voltada para os acadêmicos do 5° semestre de Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Abordado pela Dra. Milene Bartolomei Silva, integrante do grupo de estudos e pesquisas sobre educação, desenvolvimento e inclusão, o assunto veio para que os futuros docentes saibam como lidar com o aluno que passar por algum tipo de tratamento.

“Por meio da palestra consegui expor aos acadêmicos que o hospital não é apenas um lugar de tristeza, dor, sofrimento e que nós temos capacidade de dar continuidade na educação das crianças. Com o trabalho de assistência pedagógica elas podem aprender brincando e dentro dos limites impostos pelo local”, esclareceu a palestrante.

Segundo Milene, o papel do professor na assistência pedagógica hospitalar é muito importante, contudo, também é preciso saber auxiliar essas crianças no retorno à escola. Em Campo Grande, de acordo com a palestrante, 75% das crianças hospitalizadas se curam e voltam a frequentar as aulas, nesses casos, a função do docente é minimizar o atraso escolar desses alunos.

Ana Paula Gaspar Melim, coordenadora do curso de Pedagogia da UCDB, relatou que o intuito da abordagem foi debater os campos de atuação dos pedagogos. “Por estarmos trabalhando a questão da formação de docentes, trouxemos a possibilidades de tratar esse assunto de modo mais claro. Portanto, a palestra contribuiu a respeito das classes hospitalares, das crianças hospitalizadas e da pedagogia dos nossos futuros acadêmicos e professores”, pontuou Ana Paula.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.