Acadêmicos e egressos da Católica participam da abertura da IX Semana de Enfermagem

17/05/2018 - 15:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Gillianno Mazzetto, fez um pronunciamento durante a abertura da IX Semana de Enfermagem

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Na noite desta quarta-feira (16), o anfiteatro do bloco B do campus Tamandaré foi palco para a abertura da IX Semana de Enfermagem promovida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Esta edição do evento traz 10 palestras e dois minicursos e tem como tema principal “Potencialidades e desafios da enfermagem: desenvolvendo a autonomia e liderança”.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Católica, Dra. Débora Cardozo Bonfim, as atividades propostas pela semana vêm para promover a valorização do enfermeiro. “Por serem responsáveis pelos cuidados de enfermagem, são esses profissionais que ficam 24 horas ao lado do paciente. Além disso, o enfermeiro tem autonomia para agir e chefiar uma equipe. É uma profissão importante e nobre e é isso queremos mostrar”, comentou Débora.

Junto com a coordenadora do curso, o evento foi organizado pelas professoras do Me. Eliny Aparecida Vargas Machado Salazar e Me. Ursulla Vilella Andrade. Além da troca de conhecimentos entre profissionais da área e acadêmicos, a Semana de Enfermagem veio em alusão ao Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio.

Durante abertura do evento, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Gillianno Mazzetto, fez um pronunciamento em homenagem à categoria e parabenizou os profissionais pelo trabalho realizado. No auditório, além de universitários da Católica também estavam presentes 22 enfermeiros egressos do curso que irão ministrar palestra durante o evento.

Um deles é Pedro Augusto de Miranda, formado pela Católica em 2015, mostrou-se muito feliz em retornar à Universidade. O enfermeiro afirmou que, além das informações técnicas, ao conversar com os acadêmicos pretende passar dicas. “É importante que os universitários deem  valor à Universidade, porque foi graças aos ensinamentos passados pelos professores aqui que eu consegui me estabelecer no mercado. Sou muito grato à UCDB, por tudo”, comentou Pedro.

A Semana de Enfermagem segue até sexta-feira (18) e hoje (17) foi o primeiro dia de evento. No período da manhã foram ministradas cinco palestras: “Representantes políticos da enfermagem”; “Consultórios de enfermagem — feridas e ostomias”; “Home Care: a arte de cuidar em casa”; “Liderança e autonomia da enfermagem nos primeiros socorros – Cruz Vermelha Brasileira” e “Medicina aero espacial e enfermagem militar”. Já no período da tarde houve dois minicursos. Um deles foi voltado para a interpretação de exames laboratoriais e o outro foi uma oficina de introdução a libras.

Programação

Para o último dia de evento, amanhã (18), serão realizadas outras cinco palestras. No período da manhã, os assuntos abordados serão “Assumindo a Liderança”; “Nana neném: atendimentos humanizados e com autonomia” e “Ética, cuidado e autocuidado na atenção em saúde mental”.

No período da tarde, uma das palestras irá falar sobre a responsabilidade jurídica dos profissionais de enfermagem e a outra traz o tema “Conversando sobre a residência”. Para obter mais informações sobre a IX Semana de Enfermagem entre em contato por meio do número (67) 3312-3777.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.