Acadêmicos de Agronomia conhecem propriedade com sistema de irrigação

09/11/2023 - 8:01 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Ver de perto como funciona um sistema de irrigação por pivô central foi o objetivo da visita técnica realizada por acadêmicos do 6º semestre de Agronomia em uma propriedade na área rural de Campo Grande, na última terça-feira (7). O grupo foi acompanhado pelo professor Leandro Manoel Alves de Sousa, que ministra a disciplina de Irrigação e drenagem.

“Buscamos mostrar na prática o funcionamento do pivô e os benefícios que essa prática traz para o produtor. Os alunos viram em detalhes dede o processo de captação de água (recursos hídricos), todo sistema de bombeamento, até os aspersores, que é um sistema mais difundido no nosso estado, com crescimento grande”, avaliou o docente.

A propriedade escolhida fica na MS 040 e está no terceiro ano de uso da tecnologia de irrigação para produção de soja. Atualmente, são quatro áreas irrigadas que totalizam 460 hectares. “Por condições de solo e clima, a soja não é tão difundida nessa região das Três Barras. Então foi muito importante ver que em uma área em que a soja ainda é pouco desenvolvida, a produtividade pode aumentar com o sistema de irrigação. Foi muito produtivo, os alunos fizeram muitas perguntas e puderam ter essa experiência visual e prática, complementando a teoria que já tínhamos visto em sala de aula”, finalizou Leandro.