Acadêmicos da UCDB vencem prêmio de Jornalismo do TJ-MS

28/02/2020 - 7:30 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Acadêmicos de Jornalismo da UCDB Matheus Aranda e Edgar de Queirós

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Edgar de Queirós e Matheus de Lima Aranda, acadêmicos do 7º semestre de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), conquistaram o primeiro lugar no 2º Prêmio de Jornalismo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), na categoria universitária. A dupla realizou uma reportagem audiovisual especial com o tema “Masculinidades positivas no enfrentamento à violência contra a mulher”. O resultado do concurso foi divulgado no dia 12 de fevereiro por meio do Diário da Justiça.

Segundo Matheus, a ideia de produzir o videodocumentário surgiu a partir de um trabalho que já havia realizado na Universidade. “Quando estávamos no 6º semestre do curso eu quis fazer uma reportagem escrita a respeito das várias ramificações da masculinidade como a tóxica e a positiva. Logo depois fiquei sabendo do concurso e pensei em fazer um material audiovisual sobre o mesmo tema. Foi um longo trabalho, nós produzimos, fizemos o roteiro e o executamos e, agora, colhemos o fruto da nossa dedicação com a premiação”, ressaltou Matheus.

De acordo com os acadêmicos, a ideia foi promover um debate sobre o tema que inclui também a questão do machismo, algo presente na cultura contemporânea e que afeta a sociedade como um todo. “Enquanto homens, nós precisamos levar essa mensagem para outros homens. Estamos inseridos nessa cultura do machismo porque ela é passada de pai para filho e é uma desconstrução eterna. Tenho a expectativa pessoal de que esse trabalho não fique por aqui, penso que posso desenvolver o tema em outras plataformas porque ele é muito amplo”, expôs Matheus.

Para Edgar, além de promover o diálogo sobre o assunto, a premiação vem como uma maneira de enriquecer o currículo e alcançar uma vaga no mercado de trabalho. “Ser reconhecido por esse videodocumentário foi importante porque a gente já está quase se formando e executar esse projeto nos trouxe experiência, pois nos permitiu colocar em prática o conhecimento que recebemos durante o curso. Acredito que a premiação é fundamental para a nossa carreira e estimula a gente a produzir mais conteúdos jornalísticos”, pontuou o futuro jornalista.

Os vencedores serão premiados em solenidade no TJ-MS no dia 2 de abril. A reportagem vencedora pode ser conferida na página do curso de Jornalismo da UCDB no Facebook, basta clicar aqui.

Mais informações sobre o curso de Jornalismo da UCDB podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3437.