Acadêmicos da UCDB participam de mobilização na luta antimanicomial

18/05/2023 - 10:07 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Concentração de acadêmicos e professores na Praça do Rádio Clube

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos e professores do curso de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) estão participando nesta manhã (18), da mobilização na luta antimanicomial e pela reforma psiquiátrica, com uma caminhada entre as praças do Rádio Clube e Ary Coelho. A ação faz parte da I Semana da Luta Antimanicomial do Mato Grosso do Sul promovido pelo Conselho Regional de Psicologia 14ª Região - MS, juntamente com instituições de ensino superior de Campo Grande.

“Esse movimento luta pelo direito à liberdade, atendimento de qualidade, humanizado das pessoas com doença mental. Marca também a luta pelo fim dos manicômios”, destaca a coordenadora do curso de Psicologia da UCDB, professora Flávia Feroldi.

A acadêmica do 5º semestre de Psicologia, Jamile Dualibi de Jesus, integra a comissão organizadora do evento representando o curso da UCDB. “A luta antimanicomial é sobre liberdade, sobre dignidade humana e combater os estigmas que as pessoas com transtornos mentais tem”. 

Para o acadêmico do 3º semestre, Gabriel Ribeiro, esse evento “representa a luta antimanicomial e a luta pela reforma psiquiátrica por conta de tudo o que já ocorreu no passado, para nos conscientizar do que foi e o porque não pode ocorrer novamente”.

O tema também foi abordado na terça-feira (16) em evento realizado no auditório do bloco B da Católica, com a participação de profissionais como Camila Torres Ituassú, Michelle Scarpin e Renan da Cunha Soares  Junior.