Acadêmicos apresentam trabalhos no Workshop técnico de Engenharia de Software

19/11/2019 - 8:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Acadêmicos de todos os semestres dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação deram início ontem (18) as apresentações de trabalhos.

“São apresentações dos trabalhos que eles realizam nas disciplinas integradas, ou apenas na disciplina de Engenharia de software e gestão de projeto, mostrando para a comunidade acadêmica, além de palestrantes convidados”, explica a professora Ana Karina Vieira da Silva.

Participam também acadêmicos dos Projetos de Extensão “Programação-Robótica”, “Laboratório de Software” e “Grupo Inovisão”, além de comunidade externa da área de tecnologia da informação.

Além de apresentar os projetos e estudos realizados nos cursos e projetos de extensão para a comunidade acadêmica, o evento também proporciona aos estudantes networking com empresas das áreas de gestão e tecnologia da informação.

Ontem (18) foram apresentados o “Projeto Banco de Dados de Biotério”, com Kaweny Vieira Neto; a palestra “Plano de Análise e Modelagem de Software Pynovisão”, com Myllena Garcia da Silva e Ana Karina Vieira da Silva; a palestra “Estrutura de Dados (Pilha, Lista, Fila e Ponteiro)”, com acadêmicos da Programação II de Engenharia de Controle e Automação; a palestra “Agilidade no Dia a Dia de um Empresa de TI”, com Carlos Yamakawa; e a palestra “Engenharia de Software II: Plano de Gerência de Configuração (Pynovisão)”, com Marco Túlio Terra, Mateus Cândido de Barros e Ana Karina Vieira da Silva. Nesta terça (19) teremos programação pela manhã e à noite. (Confira programação abaixo)

Programação

DIA 19

- 9h30 – Palestra: Predicação de Massa Corporal de Bovinos Apoiada por Visão Computacional, com Vanessa Weber - Doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária-UCDB (Grupo Inovisão)

- 11h – Palestra: Plano de Análise, Modelagem e Desenvolvimento - Aplicação Arquidiocese, com André Luiz Santana Treu Afonso/João Luiz Aguiar Takayama/Thiago Suzuqui Lodi/ Ana Karina Vieira da Silva

- 11h35 – Palestra: Plano de Análise e Modelagem de Software APP Extensão, com Felipe Salgado Maffini/Gabriel Macedo Da Silva/ Ana Karina Vieira da Silva

Projeto Realizando em parceria com o Projeto Extensão LADS (Análise de Requisitos) e nas disciplinas de Engenharia de Software I (8º S) - Engenharia de Computação (Projeto e Modelagem dos Requisitos); Gerência de Projetos (6ª S) - TADS (Planejamento);  "Ferramentas de Programação Rad II; Sistemas Mobile; Tópicos Avançados em Programação II e Projeto Integrado III" (Estudo de ferramentas e desenvolvimento ).

- 19h30 – Palestra: Plano de Gerência de Projetos e Processo de Desenvolvimento do Software APP Extensão

 - 20h55: Palestra: Plano de Gerência de Configuração - APP Extensão, com professores - Ana Karina Vieira da Silva/ Marcos Alves/ Virmerson Bento dos Santos/ Péricles Christian e Acadêmicos do 4ª (Leonardo Lopes Bernardinelli/ Teo De Moraes Nakati) e 6ª S - TADS. 

Projeto Realizando em parceria com o Projeto Extensão LADS (Análise de Requisitos) e nas disciplinas de Engenharia de Software I (8º S) - Engenharia de Computação (Projeto e Modelagem dos Requisitos); Gerência de Projetos (6ª S) - TADS (Planejamento); "Ferramentas de Programação Rad II; Sistemas Mobile; Tópicos Avançados em Programação II e Projeto Integrado III" (Estudo de ferramentas e desenvolvimento). 

DIA 20

- 14h - Competição de Robótica (Projeto de Extensão Programação-Robótica) e Demonstração Produtos LADS (Laboratório de Software)

-  17h30 - Apresentação e Demonstração de Projeto de Desenvolvimento de APP PWA - Acadêmicos 10º S - Engenharia de Computação e Professor Virmerson.

- 19h30 – Palestra: Projeto de Banco de Dados, com acadêmicos da Disciplina "Programação III - Engenharia de Controle e Automação" e da Disciplina de Banco de Dados I do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

DIA 21

- 19h30 – Palestra: A Importância dos Testes Automatizados, com Higor Nucci - Cientista da Computação (UEMS), Especialista em Sistemas de Informação (UNIGRAN), Mestrado Profissional em Computação Aplicada, Doutorando em Ciências da Computação (FACOM/UFMS) e Membro do Grupo Inovisão

- 21h – Palestra: Relato de Experiência em Desenvolvimento de Software e Precificação de Software, com Anderson Batistoti - Engenheiro de Computação (UCDB), Especialista em Engenharia de Software (UCDB) e Desenvolvedor.

DIA 22

- 9h20 – Palestra: Projeto de Banco de Dados e Interação com Interface Gráfica por meio de Linguagem de Programação, com Alberto Nogueira Bazilio Júnior/Brendon de Barros Benevides/Fabio Prestes Cesar Rezende/João Vitor de Andrade Porto, com acadêmicos da disciplina "Banco de Dados I - Engenharia de Computação"