“72 Horas de Jornalismo” promove a troca de experiências entre alunos e profissionais da área

18/10/2019 - 7:00 - Graduação

Fonte: Carine Ferrari

Na etapa "Fazer", acadêmicos produziram um programa televisivo

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Nesta sexta-feira (18), é realizado o último dia da 9ª edição do evento “72 Horas de Jornalismo”, promovido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Na última etapa da iniciativa que propõe a troca de experiências entre acadêmicos de Jornalismo e profissionais das áreas, denominada “Pensar”, os participantes fazem uma reflexão sobre a atuação profissional a partir de um bate-papo com quem já está no mercado de trabalho. 

Durante a manhã, o diálogo vai ser transmitido por meio da página do curso de Jornalismo no Facebook, ao vivo, pelo programa “Joga na Roda” que é produzido pelos próprios acadêmicos. Para participar do bate-papo, foram convidados os profissionais que receberam os alunos nos veículos de comunicação em que trabalham. As visitas técnicas foram realizadas na etapa “Observar”, promovida no primeiro dia do “72 Horas de Jornalismo” (16). Na data, os universitários foram divididos em grupos e conheceram emissoras de televisão e de rádio, além de sites de notícias, jornais impressos e assessorias de imprensa. 

Segundo a coordenadora do curso de Jornalismo da UCDB, Me. Inara Silva, a experiência aproximou os acadêmicos da prática profissional e complementou o que é ensinado em sala de aula. “Em contato com os profissionais, os alunos podem conhecer todas as funções que um jornalista desempenha e isso ajuda a desmistificar algumas coisas sobre a profissão”, explicou a professora.

Além do contato com o mercado de trabalho, o evento também permitiu que os acadêmicos colocassem em prática o conhecimento adquirido durante a etapa “Fazer”, promovida no dia posterior à visita técnica (17). Cada grupo desenvolveu um produto de acordo com o veículo de comunicação que visitou e o resultado foi o lançamento de três edições especiais — uma do “Jornal em Foco”, outra do “Programa Piloto” voltado para o rádio jornalismo, além de um programa televisivo transmitido, ao vivo, via internet. Já os acadêmicos que conheceram a área de assessoria de imprensa e aqueles que visitaram sites de notícias, ficaram responsáveis pela produção de conteúdo referente ao “72 Horas de Jornalismo”.   

Durante o evento, os universitários receberam o suporte, não só da professora Inara, mas também dos docentes Dr. Jacir Alfonso Zanatta, Dr. Oswaldo Ribeiro, Me. Cláudia Ferreira e Me. Maria Helena Benites. Para Natália Queiroz, acadêmica do 8º semestre de Jornalismo, a iniciativa traz muito conhecimento e também experiências que irão fazer a diferença no futuro. “Esta é a quarta vez que eu participo do evento e a cada ano aprendi algo novo. Sempre há algo a mais para conhecer e acredito que cada informação vai ser importante para quando eu estiver no mercado de trabalho”, comentou Natália. 

Além dos acadêmicos do curso de Jornalismo, também participaram do evento os alunos de Publicidade e Propaganda e Design da UCDB. Mais informações sobre “72 Horas de Jornalismo” podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3437.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.