Mais de 30 trabalhos da UCDB são aprovados no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

29/05/2018 - 9:00 - Extensão

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Trinta e quatro trabalhos desenvolvidos na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foram aprovados para serem apresentados durante a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) que será realizada entre os dias 28 e 30 de junho, em Natal, Rio Grande do Norte (RN).

Com o tema central “Extensão e Sociedade: contextos e potencialidades”, o evento propõe, este ano, uma discussão sobre os projetos desenvolvidos pelas universidades e a relação que possuem com as comunidades. Além disso, pretende abordar de que maneira as Instituições de Ensino Superior, por meio de acadêmicos e professores, têm consolidado a extensão.

Dentro desse contexto, que propõe o debate e o compartilhamento de ideias, os acadêmicos da Católica tiveram quatro trabalhos aprovados para serem apresentados em forma de comunicação oral,  28 que serão expostos como pôsteres e duas oficinas que serão ministradas por docentes da Instituição.

Segundo a coordenadora da Área de Programas e Projetos de Extensão, Edmara Martins de Souza, em 2018 houve um aumento considerável no número de trabalhos aprovados, se comparado a edição anterior realizada em 2016 — dessa vez, foram 18 projetos a mais.  “Com certeza alcançar essa quantidade é algo muito expressivo e positivo, pois mostra o envolvimento dos nossos acadêmicos e professores com a extensão. Esse evento tem uma representatividade muito grande, em média cinco mil pessoas de vários cantos do país participam, e é uma maneira da UCDB mostrar para o Brasil as ações que tem desenvolvido em prol das comunidades”, pontuou Edmara.

Conheça os projetos aprovados

Os alunos de Publicidade e Propaganda da Católica tiveram participação em 24 trabalhos aprovados para o 8º CBEU. Junto com os acadêmicos de Design, os estudantes do curso desenvolveram ações nos projetos de extensão “Agência Experimental Mais Comunicação”, que conquistou espaço no congresso com uma comunicação oral e 16 pôsteres, e no “Click Verde”, que também teve uma comunicação oral aprovada e quatro pôsteres. Além desses dois projetos, a graduação também participa em conjunto com o curso de Jornalismo da “Rádio Z”. Os trabalhos desenvolvidos neste projeto serão apresentados por meio de uma comunicação oral e um pôster.

“Ficamos muito felizes porque nos últimos anos temos nos esforçado para que os alunos tenham, além da prática extensionista, a produção científica resultante das ações desenvolvidas nos projetos de extensão e as aprovações mostram que estamos no caminho certo. No último CBEU tínhamos tido 12 trabalhos aprovados, esse ano o esforço foi um pouco maior e deu resultado. A participação em eventos científicos é importante na vida do discente, expande os horizontes de possibilidades, tanto profissionais quanto pessoais, e isso faz muita diferença”, explicou o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Elton Tamiozzo.

Com a participação de acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Biomedicina, os trabalhos desenvolvidos com base na extensão “Saúde Pública em Ação”, serão apresentados por meio de uma comunicação oral, três pôsteres e, além disso, duas das docentes que atuam no projeto irão ministrar duas oficinas. A coordenadora da extensão, Magyda Arabia Araji Dahroug, e a professora Paula Helena Santa Rita abordarão durante o congresso os temas “Diagnóstico de problemáticas em saúde pública” e “Animais peçonhentos: realidade das áreas urbanas”.

Já outras três extensões da Católica serão apresentadas por meio de pôsteres, um trabalho de cada foi aprovado pelo CBEU. Um deles é o projeto “OBI/OBR” que envolve acadêmicos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads) e também das Engenharias de Controle e Automação, de Computação, Elétrica e Mecânica. Além desta extensão, há o “Caminhando com Saúde”, onde atuam alunos de Educação Física, Enfermagem e Nutrição, e também o “Labinter” voltado para que os acadêmicos das licenciaturas — Pedagogia, Letras e Ciências Biológicas — possam ter contato com a prática profissional.

Mais do que projetos desenvolvidos por acadêmicos e docentes, o CBEU também oferece espaço para que os técnicos envolvidos na extensão possam compartilhar as ações realizadas. Nessa categoria, a Área de Programas e Projetos de Extensão da Católica  teve um trabalho aprovado para apresentação durante o congresso.