Cedoc da UCDB promove debate sobre discriminação e preconceito racial

24/10/2019 - 13:00 - Extensão

Fonte: Marina Romualdo

Debate foi realizado em uma das salas de aula do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Nessa quarta-feira (23), o Centro de Documentação Indígena Antônio Brand (Cedoc) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceira com o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) e com Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE), realizou uma mesa-redonda intitulada “Diálogos Decoloniais” com a participação do Dr. Gaudêncio Gomes Campos e da Me. Marinês Soratto.

“O intuito da palestra foi trazer referências e abordagens que são de suma importância para a comunidade acadêmica, além de expor as questões da diversidade e a discussão dos temas da atualidade como: combates à discriminação e invisibilidade de algumas etnias”, declarou a coordenadora do Cedoc, Dra. Lenir Gomes Ximenes.

Na data, Marinês falou que conteúdos sobre o tema em questão têm sido relatados em várias Universidades, neste mês, com a proposta de ampliar os espaços de debate relacionados às situações de racismo, preconceito e discriminação cultural no ensino superior. “É de grande valia temáticas voltadas para a disseminação dessas informações, pois os povos indígenas e afrodescendentes ainda sofrem. Além disso, é uma forma de estimular a trocas de experiências entre os acadêmicos”, comentou a mestre.

Já Gaudêncio, indígena da etnia Desano, presente no Amazonas, expôs para os participantes como os povos indígenas tem lutado para superarem os obstáculos de discriminação e, por fim, comentou que “sou alguém que carrega princípios e valores, ser indígena para mim não me incomoda mais”.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.