Bem Gestar: projeto da UCDB garante à gestantes e puérperas saúde e qualidade de vida

16/05/2018 - 13:00 - Extensão

Fonte: Natalie Malulei e Carine Ferrari

Atividades de relaxamento e dança mamãe-bebê fazem parte das ações do Bem Gestar

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Voltado para atender mulheres em qualquer período gestacional e também àquelas que tiveram bebê recentemente, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) traz o projeto de extensão Bem Gestar. A iniciativa envolve três áreas do conhecimento, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, e vem para trazer mais qualidade de vida, tanto para a mãe quanto para a criança.

“O programa é gratuito e foi criado para atender as gestantes da própria Católica e também da comunidade local. Começamos a receber as pacientes este mês, ao todo, já são oito inscritas. Elas têm a opção de participar de todos os serviços oferecidos pelo Bem Gestar ou apenas daqueles que estão interessadas”, esclareceu a coordenadora do projeto, professora Márcia Rota.

Realizado no complexo clínico da UCDB, o projeto oferece consulta pré-natal, acompanhamento do desenvolvimento gestacional e também do pós-parto. Além disso, as gestantes também têm acesso à cursos de capacitação que trazem informações sobre preparo para o parto, cuidados com o recém-nascido e precauções que podem ser tomadas para evitar complicações de saúde na gravidez.

Segundo a professora de Enfermagem Elini Salazar, a Universidade tem convênio com a rede municipal de saúde e possui no campus a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Jardim Seminário, por isso os exames necessários são feitos pelo Sistema Único de Saúde (Sus) gratuitamente. Alguns medicamentos também são fornecidos sem custo.

Outro serviço oferecido pelo projeto é o acompanhamento nutricional da gestante, que inclui prescrição de dieta personalizada e também uma oficina de receitas funcionais, quando é ensinado o preparo de pratos saudáveis que podem trazer mais benefícios para o organismo. “Conhecemos primeiro os hábitos da paciente e, após isso, elaboramos um cardápio balanceado que irá ajuda-la a passar pela gravidez sem ultrapassar o ganho de peso considerado normal e se manter saudável”, pontuou a professora do curso de Nutrição Ana Karina Modolo.

Mais do que o acompanhamento físico da gestante, o Bem Gestar também proporciona atividades que trazem mais conforto durante a gestação e promovem o fortalecimento da relação entre a criança e a gestante, como exercícios de relaxamento em piscina coberta e aquecida e também a dança mamãe-bebê. “São propostas que ajudam as mulheres a sentirem menos os impactos da gravidez, como desconforto ou dores pelo corpo e, além disso, fazem com que elas se sintam mais próximas da criança, promove um estreitamento dos laços”, comentou Elini.

De acordo com a professora Márcia, todos os atendimentos são realizados pelos acadêmicos sob a supervisão dos professores. Atualmente há 20 extensionistas voluntários que participam da ação e prestam esse serviço à sociedade. “Participo de várias atividades do Bem Gestar e acho muito interessante ter essa oportunidade. Estou na minha segunda gestação, não tive esse acompanhamento na primeira e pude sentir bem a diferença, fiquei muito satisfeita”, elogiou a colaboradora da Católica, Isabel Cristina Fochesatto.

Com inscrições abertas para receber mais pacientes, o projeto Bem Gestar é realizado durante a manhã, nas quartas-feiras e quintas-feiras, das 7h30 às 9h30, e no período vespertino, nas terças-feiras e quintas-feiras, entre 14h e 17h.  Mais informações podem ser adquiridas por meio dos números (67) 3312-3705 ou (67) 98401-4136.